Colômbia com F-16 dinamarqueses? Informações ainda não confirmadas oficialmente dão conta que a Fuerza Aérea da Colombiana (FAC) estaria interessada em adquirir um lote de caças Lockheed Martin F-16AM/BM, oriundos da Força Aérea Real Dinamarquesa (RDAF). Os dinamarqueses vão por a venda em breve seus F-16 (MLU) Fighting Falcons, face a sua substituição pelos Lockheed Martin F-35A. Porém isto é algo que só deve ocorrer a partir de 2023.
Se por um lado a Dinamarca irá seguir os passos da Noruega e Bélgica, e vender sus F-16 após a chegada dos F-35, a FAC há tempos vem buscando um substituto para os seus IAI Kfir C10/C12. O processo de substituição dos Kfir ganhou força depois que vários os problemas de manutenção começaram a surgir a partir de 2015, que prejudicaram a disponibilidade.
Com a ajuda da Israel Aircraft Industries (IAI), os principais problemas foram resolvidos, mas havia ficado evidente que o clico do caças israelenses estava se encaminhado para o fim, e era preciso substituir a frota de 19 aeronaves Kfir do Escuadrón de Combate 111 com sede na Base Aérea de Palanquero (SKPQ) e o governo da Colômbia abriu uma concorrência internacional.
O processo de modernização da frota IAI Kfir C10/12 em estudo pela Força Aérea Colombiana (FAC), estava avaliado em cerca de US$ 3.660 bilhões, valores que têm gerado fortes críticas de diversos setores políticos, apontando como um gasto desnecessário, desconsiderando a importância da defesa estratégica. O processo estava baseado em uma lista restrita de três caças: o Lockheed Martin F-16A/B, Eurofigther Typhoon e o Saab Gripen E. Mas acabou suspensa e maio de 2021, sempre previsão de retomada. A pandemia de COVID-19, falta de recursos e pressões políticas “mataram” o sucessor do Kfir.
A solução parecia recorrer a “velha receita” de adquirir aeronaves usadas. Em agosto passado os americanos acenaram com um lote de F-16 usados ex-USAF. A FAC sempre foi parceira da USAF e a Colombia do Governo dos EUA e o F-16 sempre figurou como a primeira escolha colombiana, embora a oferta da Lockheed Martin para o F-16V tenha sido considerada como muito cara. Agora surge uma possibilidade de um lote de F-16AM/BM dinamarqueses, mostrando que mais um vez o caminho da FAC parece ser mesmo o F-16.
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