Colômbia assina acordo de US$ 7,2 milhões com a IAI para a manutenção da frota de Kfir. Sem recursos para novos caças, a Colômbia decidiu investir na manutenção da atual frota de IAI Kfir COA e COD, hoje o único vetor supersônico da Fuerza Aérea Colombiana (FAC).
O acordo é uma mudança de postura do governo colombiano, face às declarações anteriores do presidente colombiano Gustavo Petro sobre a suspensão das relações de defesa e segurança com Israel, em virtude da guerra na faixa de Gaza.
Apesar da posição anterior do Presidente Petro sugerindo o fim dos contratos com empresas israelenses, a FAC prosseguiu com a finalização deste acordo. Analistas observam que a cooperação de longa data com Israel continua sendo um pilar fundamental das capacidades defensivas e inteligência da Colômbia, indicando uma continuidade prática dos laços bilaterais, apesar de certas posições políticas.
Com isto, o governo colombiano finalmente concluiu um novo contrato com a Israel Aerospace Industries (IAI) para a manutenção de sua frota de aeronaves de caça Kfir, finalizado neste mês de fevereiro. O acordo — oficialmente listado sob o número de contrato 260-00-A-Cofac-Codaf-2024 — totaliza USD 7,2 milhões. Ele entrou em vigor em 27 de dezembro de 2024 e permanecerá válido até 30 de julho de 2026.
Sob este acordo, a IAI fornecerá serviços de manutenção programada e não programada para as aeronaves Kfir C10/12 COA e TC-12 COD da Força Aérea Colombiana (FAC). Atualmente, a FAC tem 11 aeronaves Kfir operacionais (nove em condição de voo e duas em manutenção), apoiadas por 27 motores General Electric J-79J1EQD (11 instalados e 16 em manutenção). A disponibilidade operacional dessas fuselagens e motores continua sendo crucial para a capacidade da FAC de projetar poder aéreo e atender às suas necessidades de segurança nacional.
Todos os Kfir estão alocadas no Escuadrón de Combate 111 “Dardos” do Grupo de Combate 11, sediado na Base Aérea de El Palanquero (SKPQ). A unidade cumpre missões de defesa aérea, intercepção, ataque e caça. Hoje são os únicos supersônicos em serviço na FAC. A FAC quer um novo caça. Uma concorrência que se arrasta por anos e envolve concorrente como o Saab Gripen E, Lockheed Martin F-16C/D e Dassault Rafale.
@CAS