Colômbia anuncia a compra de caças Saab Gripen. O presidente colombiano, Gustavo Petro, anunciou ontem (02/04), a decisão de adquirir os caças suecos Saab Gripen para substituir a envelhecida frota de supersônicos IAI Kfir da Força Aérea Colombiana (FAC).
O anúncio ocorreu ao final de uma reunião realizada na sede do governo colombiano que contou com a presença de Petro, da embaixadora sueca no País, Helena Storm, do presidente da Saab AB, Micael Johansson, e de vários ministros.
“Após a carta de intenções assinada pelo governo do Reino da Suécia, e aprovando a defesa aérea estratégica do país como projeto prioritário, comunico: A frota de aeronaves a ser adquirida é totalmente nova, com tecnologia de ponta, já implantada no Brasil, e são da marca Saab 39 Gripen”, escreveu Petro na sua conta na rede X.
A próxima fase da negociação irá delinear a quantidade de aeronaves envolvidas, o pacote de armamentos e outros detalhes operacionais, incluindo construção e infraestrutura de suporte para operar a nova plataforma de combate. Petro ainda anunciou que a Suécia fará um investimento social País.
“Haverá uma compensação de investimento social que consistirá em uma fábrica de produção de painéis solares flexíveis com tecnologia de ponta, que ficará localizada no departamento de Córdoba, e na instalação de água potável para vários pontos do departamento de La Guajira; Restauração e instalação de equipamentos de tecnologia médica de última geração na torre central do Hospital San Juan de Dios em Bogotá”, concluiu o presidente colombiano.
A decisão da Colômbia coloca fim a uma novela de alguns anos envolvendo a substituição dos supersônicos israelenses Kfir da FAC, que já atingiram o final da sua vida útil operacional. O Saab Gripen venceu dois fortes concorrentes, o Lockheed Martin F-16 Fighting Falcon dos EUA e os Dassault Rafale da França.
No final de 2022, o governo de Petro chegou a anunciar sua decisão de compra 16 caças Rafale franceses por cerca de US$ 3 bilhões. Porém, o impacto negativo da notícia na sociedade, principalmente devido ao alto valor envolvido e a falta de transparência no negócio, fez o governo voltar atrás e cancelar o pré-acordo com a Dassault.
A Colômbia se junta ao Brasil com operadora do caça sueco Saab Gripen E na América do Sul, que também concorre no Peru pelo contrato que busca um substituto para seus caças MiG-29 e Mirage 2000.
Nota RFA: A Saab fará o anúncio oficial às 12h30 (horário de Brasília) na LAAD 2025, a maior e mais importante feira de defesa e segurança da América Latina, que ocorre até sexta-feira (4), no Riocentro, Rio de Janeiro (RJ).
@FFO