• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Colômbia adia por tempo indefinido o substituto dos Kfir

12 de maio de 2021

A drag chute deploys from a Colombian air force Kfir upon landing during Red Flag 12-4 July 18, 2012, at Nellis Air Force Base, Nev. Coordination between pilots and the ground crew prevent the chutes from becoming a hazard after jettison. (U.S. Air Force photo by Staff Sgt. William P.Coleman)

Com o adiamento os IAI Kfir  devem permanecer por mais tempo em serviço (Foto: USAF).
Colômbia adia por tempo indefinido o substituto dos Kfir (Foto: FAC).

Colômbia adia por tempo indefinido o substituto dos Kfir. Falando para a mídia nacional, o novo ministro da Fazenda da Colômbia, José Manuel Restrepo, anunciou que o governo não irá adquirir novos aviões de combate. Conforme o Ministro, a decisão se deve ao fato do programa de substituição da frota de caças não ser considerado uma despesa prioritária neste momento.

Atualmente a Colômbia atravessa um momento de crise social e econômica, impostas pela pandemia do Coronavírus e fortes protestos contra o governo central.

“A primeira coisa que pedi à equipe do Tesouro é que começássemos a revisar, item por item, o orçamento da Nação. O que é uma prioridade e o que não é? Fizemos boa parte do exercício e digo abertamente aos colombianos: esses aviões não têm dinheiro, não são uma prioridade ”, disse Restrepo em entrevista à Blu Rádio.

O processo de modernização da frota IAI Kfir C10/12 em estudo pela Força Aérea Colombiana (FAC), está avaliado em cerca de US$ 3.660 bilhões, valores que têm gerado fortes críticas de diversos setores políticos, apontando como um gasto desnecessário, desconsiderando a importância da defesa estratégica. O processo estava baseado em uma lista restrita de três caças: o Lockheed Martin F-16A/B, Eurofigther Typhoon e o Saab Gripen NG.

A decisão colombiana deixa claro, que o FAC deve continuar voando por tempo indeterminado os IAI KFIR C10/C12/TC12. A frota atual está composta por 19 aeronaves monoplace (COA) e três biplaces (COD).

@CAS/FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login