Collins amplia o desempenho dos E-2D Advanced Hawkeye. Empresa americana começou a enviar no dia 24 de maio à Northrop Grumman as primeiras peças do sistema de hélice NP2000 para 39 aeronaves E-2D da US Navy. A hélice NP2000 e o Sistema de Controle Eletrônico Digital da Hélice são projetados para fornecer ao Grumman E-2D Avanced Hawkeye o menor tempo e custo de manutenção, além de maior conforto e segurança para as tripulações. O lote faz parte de um segundo contrato plurianual para fornecer a NP2000 assinado em novembro de 2020.
A Collins é uma uma unidade da Raytheon Technologies Corp. Já NP2000 está em serviço com a Marinha dos EUA e clientes internacionais do Northrop Grumman Collins amplia o desempenho dos E-2D Advanced Hawkeye e C-2 Greyhound desde 2004, na US Navy e a USAF variantes Lockheed Martin C-130 Hercules desde 2008. Durante esse tempo, o empresa afirma que a NP2000 acumulou mais de 1 milhão de horas de voo.
NP2000 oferece aos operadores a capacidade de substituir lâminas individualmente, o reduz o tempo de manutenção e aumentar a disponibilidade da aeronave. Ao melhorar a velocidade de retenção e a sincronização da lâmina, o Sistema de Controle Eletrônico Digital da Hélice da NP2000 também melhora e reduzindo a vibração e o ruído dentro da cabine.
“O E-2D desempenha um papel crítico no comando e controle do gerenciamento de batalha”, disse Quinlan Lyte, diretor sênior de Sistemas de Hélice da Collins Aerospace. “Por meio dos vários benefícios que a NP2000 oferece, a missão E-2D ganha em eficiência operacional, maximizando o desempenho e aumentando a prontidão.”
@CAS