Collins Aerospace apresentou novo sistema de comunicação direcional. A Collins Aerospace demonstrou com sucesso um novo sistema de comunicação direcional projetado para pequenas plataformas, como sistemas aéreos não tripulados operando em ambientes contestados. A demonstração, parte do projeto DARPA Pheme, mostrou a capacidade de habilitar a conectividade em ambientes de combate CJADC2 (Combined Joint All Domain Command and Control).
Os sistemas de comunicação tradicionais irradiam energia em várias direções, o que aumenta o potencial de detecção e interferência de ameaças. Para aumentar a ocultação e a resiliência, a Collins desenvolveu um sistema de comunicação direcional aproveitando a tecnologia 5G que irradia energia apenas na direção dos receptores. Este sistema incorpora novas técnicas de detecção e rastreamento direcional que permitem operações em ambientes com GPS negado.
Trocando vídeo e dados de controle, a demonstração mostrou comunicações de alto rendimento com detecção mínima entre um rádio aerotransportado em um pod de cinco polegadas e um rádio terrestre. Essa conectividade pode fornecer aos combatentes datalink e maior consciência situacional de que precisam para tomar decisões informadas com confiança.
“Esta demonstração representa um passo significativo para permitir que as plataformas operem em ambientes contestados em um envelope SWaP muito agressivo. Por décadas, temos aproveitado nossa experiência para desenvolver e fornecer sistemas abertos e modulares de comunicação e conectividade em todos os formatos que ajudarão nossos clientes a acompanhar a evolução das ameaças e tecnologias em várias plataformas”, disse Ryan Bunge, VP e Gerente Geral de Soluções de Comunicação, Navegação e Orientação da Collins Aerospace.
Collins Aerospace, uma unidade da Raytheon Technologies Corp., é líder em soluções tecnologicamente avançadas e inteligentes para a indústria aeroespacial e de defesa global. A Collins Aerospace possui recursos abrangentes, portfólio abrangente e ampla experiência para resolver os desafios mais difíceis dos clientes e atender às demandas de um mercado global em rápida evolução.
Fonte: CollinsAerospace