Cockpit do novo bombardeiro B-52 Stratofortress modernizado. Recentemente foi divulgada uma imagem virtual de como ficaria o novo cockpit do bombardeiro estratégico de longo alcance B-52 Stratofortress após a modernização. Apesar de ser um projeto com mais de 60 anos, o futuro B-52 será uma plataforma avançada e moderna.
A imagem digital foi disponibilizada pela Boeing para a Air & Space Forces Magazine, e mostra que a cabine de comando do B-52 terá o conceito “glass cockpit”, com muitos dos instrumentos analógicos substituídos por quatro novos displays multifuncionais (MFD) coloridos.
Os novos MFD trarão informações de voo, imagens do novo radar AESA APG-79 (modelo usado no F/A-18 Super Hornet) e dos sensores eletro-ópticos Litening/Sniper, bem como dados do novo datalink B-52. Futuramente esses displays serão empregados com a nova arma hipersônica AGM-183 ARRW e com o novo míssil nuclear AGM-181 LRSO (Long-Range Stand-Off missile), que estão sendo desenvolvidas para uso no B-52H.
No console central estão as oito tradicionais manetes de potência que os pilotos usarão para controlar os novos motores Rolls Royce F130, item principal da modernização do bombardeiro. A USAF optou por trocar os oito atuais motores Pratt & Whitney TF-33 por oito novos turbofans RR F-130 – em vez de consolidar para quatro motores maiores – por uma variedade de razões, entre elas, que a mudança no tamanho dos motores levaria a necessidade de alterar profundamente o design “motor/asa/pod”, o que poderia atrasar, ou até mesmo inviabilizar o programa. Continuar com oito motores também facilitará a transição dos pilotos do atual B-52H para a nova versão.
De acordo com a Boeing, a imagem mostra “novos displays digitais 8×10, sistema de aceleração híbrido mecânico-digital, novas unidades de concentradores de dados (2x), novo gravador panes de motor para manutenção, novo sistema de indicador de fluxo de ar, modificação de painéis do sistema, atualizações estruturais, elétricas, pneumáticas e hidráulicas associadas a todo este esforço de modernização.”
Recentemente mostramos uma imagem externa de como deverá ficar a nova versão modernizada do B-52, que deverá ser denominada B-52J ou B-52K. Atualmente a USAF opera cerca de 72 Stratofortress, divididos entre as bases aéreas de Barksdale, na Lousiana, e Minot, em Dakota do Norte.
Fonte: ASFM
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO