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Cobra e Tracajá concluem Exercício de pouso em pista crítica na Amazônia

16 de novembro de 2020
C-98A, “Cobra 36”, na final para pouso em uma pista de terra em algum grotão no norte do país (Foto: FAB).

Entre 04 e 10 de novembro, ocorreu o Exercício Técnico (EXTEC) Pista Crítica – Fase II, no Destacamento de Aeronáutica de São Gabriel da Cachoeira (DESTAE-UA), no extremo norte do Brasil. Participaram do Exercício dois Esquadrões de Transporte Aéreo, da Força Aérea Brasileira (FAB), o 1º ETA – Esquadrão Tracajá, da Ala 9 – Base Aérea de Belém (PA) e o 7º ETA – Esquadrão Cobra, da Ala 8 – Base Aérea de Manaus (AM).

O EXTEC Pista Crítica – Fase II, foi um complemento da primeira etapa, realizada em Boa Vista (RR) durante o mês de julho, totalizando mais de 800 treinamentos de pouso curto. Cerca de 60 tripulantes, entre pilotos e mecânicos de voo, receberam instruções e adestramento, de forma a manter a operacionalidade na aeronave C-98 Caravan para pousos e decolagens nas pistas de Bonfim, Normandia, Surucucu, Uiramutã, Maturacá, Querari, Tunuí e Pari-Cachoeira, todas localizadas em Pelotões Especiais de Fronteiras do Exército Brasileiro.

O “Cobra 36” inicia corrida para decolagem em algum ponto da Amazônia brasileira (Foto: FAB).

“Após dois anos de implantação, tenho a certeza de que valeu a pena o esforço para realizar um Exercício nos mais distantes rincões da nossa Amazônia, onde superamos todas as dificuldades logísticas, operacionais e de comunicação e controle. Graças à reestruturação da Força, estamos entregando pilotos prontos para enfrentar as mais restritas pistas do Brasil”, disse o Comandante do Esquadrão Tracajá, Tenente-Coronel Aviador Lázaro de Andrade Stallone.

O Tenente Aviador Matheus Lima Mendes Alves, do 7° ETA, que também participou da primeira fase do Exercício, destacou o ganho operacional advindo de todo o EXTEC. “Considero que o treinamento foi muito válido para o crescimento dos Esquadrões como um todo. Com certeza estou mais preparado e confiante para, no futuro, operar em pistas críticas e semipreparadas”, ressaltou.  

Tripulantes de C-98 dos Esquadrões de Transporte Aéreo no norte do Brasil, estão preparados para operar em locai com mínima infraesrtutura (Foto: FAB).

A Fase II do EXTEC completa o pacote de treinamento em pistas críticas para o aprimoramento das tripulações, em especial, dos pilotos oriundos do 1°/5° GAV – Esquadrão Rumba, como destacou o Tenente-Coronel Aviador Rodrigo Fonseca da Silva Rosa. “A segunda fase do exercício ratifica a importância dos tripulantes se capacitarem em pistas críticas, possibilitando assim a continuidade da integração do território brasileiro. O Exercício congratula com sucesso e segurança todo o planejamento dos Esquadrões Cobra e Tracajá para o ano de 2020”, concluiu o Comandante do 7° ETA

@FFO

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