CMS envia mais de 500 militares para a Operação Acolhida. O Comando Militar do Sul (CMS), do Exército Brasileiro (EB), pela terceira vez participa da Operação Acolhida, em apoio do Governo Federal aos refugiados venezuelanos. Estão sendo deslocados para Boa Vista (RR), 533 militares voluntários de diversas unidades da região sul, que irão atuar pelos próximos meses na região de fronteira no extremo norte do Brasil.
De acordo com agências da ONU, o Brasil seria o quinto destino procurado pelos mais de quatro milhões de migrantes e refugiados do regime venezuelano. Para garantir o atendimento humanitário à esse grande número de pessoas que chegam no estado de Roraima, principal porta de entrada no país, em 2018 o governo federal criou a Operação Acolhida. Coordenada pelo Governo Federal, agências da ONU e mais de 100 entidades civis, a Operação Acolhida oferece assistência emergencial aos venezuelanos que entram no Brasil pela fronteira com Roraima.
Para transportar o 11º Contingente Militar da Operação Acolhida para Boa Vista, o Governo Federal fretou aeronaves da Sideral Linhas Aéreas, que estão realizando voos entre Porto Alegre (RS) e Boa vista (RR), com escala técnica em Cuiabá (MT). O primeiro voo foi realizado no amanhecer de 30 de abril, operado pelo Boeing 737-300, prefixo PR-SDW, com 108 militares. Até o dia 15 de maio, serão mais cinco voos entre as duas capitais brasileiras.
@FFO