• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Classificação vermelha para drone Protector marca queda de confiança

25 de janeiro de 2025
Classificação vermelha para drone Protector marca queda de confiança. Foto: RAF.
Classificação vermelha para drone Protector marca queda de confiança. Foto: RAF.

Classificação vermelha para drone Protector marca queda de confiança. O programa Protector do Ministério da Defesa (MOD), teve sua Avaliação de Confiança de Entrega (DCA) rebaixada de Âmbar para Vermelho, conforme o último Relatório Anual da Autoridade de Infraestrutura e Projetos (IPA — Infrastructure and Projects Authority) de 2023–24.

A mudança reflete preocupações crescentes sobre a capacidade do UCAV Protector RG Mk1 (MQ-9B) de atingir seus objetivos no prazo e dentro do orçamento.

O que mudou? No ano financeiro anterior (2022/23), o programa Protector foi classificado como Âmbar, indicando riscos moderados gerenciados, que permitiriam progredir em direção aos marcos operacionais. No entanto, a partir de 2023/24, a avaliação mudou para Vermelho. Este rebaixamento segue uma revisão de dezembro de 2023, que identificou atrasos na obtenção de aprovação para dos marcos operacionais do programa.

O relatório explica que o rebaixamento reflete desafios no progresso das Linhas de Desenvolvimento de Defesa, especificamente em equipamentos, infraestrutura e sistemas de informação. Enquanto os riscos estavam sendo gerenciados ativamente, a incapacidade de garantir aprovações oportunas foi um fator crítico na piora da avaliação.

A IPA reconheceu a importância de abordar esses atrasos como parte do caminho para alcançar uma classificação Verde:

“A Confiança de Entrega foi movida para Vermelho em resposta a um atraso no recebimento da aprovação para refazer a linha de base dos marcos do Programa e fornece o caminho para Verde”.

O Programa Protector

O programa Protector é uma pedra angular da estratégia do UK MOD para modernizar as capacidades militares do Reino Unido. O sistema, baseado na RAF Waddington em Lincolnshire, no No. 13 Squadron da Royal Air Force (RAF), revelou que o é projetado para fornecer vigilância armada, de longo alcance e persistente em áreas amplas com sensores avançados. A capacidade visa permanecer em serviço até pelo menos 2040, oferecendo flexibilidade operacional aprimorada sobre o atual sistema Reaper.

Apesar do revés, o programa continua sendo uma prioridade estratégica. O MOD está focado em mitigar riscos e alinhar o projeto com seus principais marcos para atingir objetivos operacionais.

O programa Protector é um dos 27 projetos no Government Major Project Portfolio (GMPP) atualmente classificados como Vermelho. Esses projetos representam coletivamente £ 96,8 bilhões em custos. O IPA observou que o aumento nas classificações “Vermelha” neste ano se deve, em parte, aos desafios decorrentes da inflação, interrupções na cadeia de suprimentos global e escassez de mão de obra.

“Há 227 projetos no Government Major Project Portfolio (GMPP) deste ano. Isso compreende 68 projetos de infraestrutura e construção, muitos dos quais estão focados em melhorar e manter os sistemas de energia, meio ambiente, transporte, telecomunicações, esgoto e água do Reino Unido e construir novos edifícios públicos. Em outras partes do portfólio, temos 89 projetos de transformação e prestação de serviços governamentais, 44 projetos militares para reforçar a capacidade defensiva e 26 projetos de tecnologia da informação e comunicação que visam fazer a transição de sistemas legados antigos para novas soluções digitais, equipar departamentos governamentais para o futuro e fornecer eficiências para promover a inovação e a tecnologia. Portanto, não é preciso dizer que estamos, em última análise, entregando alguns dos maiores serviços públicos em todo o mundo. Esses projetos são um catalisador para descobrir maneiras novas e inovadoras de atingir nossas metas e compromissos mais amplos, como atingir net zero, ser líderes em tecnologia e criar oportunidades para todas as regiões prosperarem. Para fazer isso, precisamos acertar a política e entregar nada menos que excelência em um cenário desafiador. É por isso que a IPA trabalhou para transformar coletivamente as habilidades dos nossos profissionais de entrega de projetos em todo o governo, por meio do fornecimento de um esquema de acreditação robusto e orientação e ferramentas poderosas para permitir que os projetos prosperem”.

O apoio do IPA, juntamente com reformas internas, será vital para conduzir o projeto de volta a uma trajetória mais estável. O programa Protector continua essencial para o Reino Unido, com sua capacidade de fornecer vigilância de longo alcance e capacidades armadas.

Compreendendo as classificações de avaliação de confiança de entrega (DCA)

As classificações da Delivery Confidence Assessment (DCA) fornecem uma avaliação da probabilidade de um projeto atingir seus objetivos em termos de tempo, custo e escopo. A Infrastructure and Projects Authority usa essas classificações para identificar desafios e fornecer recomendações para melhorias. As classificações são categorizadas da seguinte forma:

  • Verde: Uma classificação Verde indica que o projeto está no caminho certo para ser entregue com sucesso, com riscos mínimos identificados. Quaisquer problemas são bem compreendidos e gerenciáveis ​​nos planos existentes.
  • Âmbar: Uma classificação Âmbar significa que, embora a entrega bem-sucedida seja viável, há questões significativas que exigem atenção focada da gerência. Esses desafios podem representar riscos ao cronograma, orçamento ou objetivos do projeto se não forem abordados eficazmente.
  • Vermelho: Uma classificação Vermelha reflete sérias preocupações sobre a capacidade do projeto de atingir seus objetivos. Ação corretiva imediata é necessária para abordar questões fundamentais, ao ser improvável que o projeto tenha sucesso sem mudanças ou intervenções significativas.

Essas classificações oferecem uma visão geral do desempenho do projeto e ajudam a garantir que possíveis problemas sejam identificados e mitigados precocemente, aumentando a probabilidade de entrega bem-sucedida.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login