Em 10 de outubro, um clássico Douglas C-54E Skymaster, operado pela Alaska Air Fuel Inc., sofreu um incidente ao sair da pista no aeródromo de Cape Yakataga (0AA1), no Alasca.
A aeronave de 75 anos, matrícula N96358 (c/n 27284), fabricado em 1945, realizava mais um voo transportando combustível para a região, quando no pouso ultrapassou os limites da pista de grama de Yakataga. Não há notícias sobre os tripulantes, mas pela imagem, os danos foram apenas materiais, principalmente no trem de pouso do nariz, que foi arrancado.
Infelizmente este Skymaster é uma relíquia da Segunda Guerra Mundial, originalmente construído como um C-54E-5-DO, pela Douglas Co. de Santa Monica, Califórnia. Voou para a Força Aérea do Exército Norte Americano (USAAF – United States Army Air Force), com a matrícula 44-9058, para a US Navy (BuNo 90397), como bombeiro civil (N96358 #160), até ir parar no Alasca, onde voa até hoje transportando cargas subsidiadas pelo governo federal.
O Jornal local, The Cordova Times, noticiou que quatro dias antes do acidente, em 06 de outubro, a pista não pavimentada de Cape Yakataga, teria sido danificada em um evento. Ainda segundo o jornal, a Administração Federal de Aviação (FAA), teria emitido um aviso para os pilotos evitarem pousos com peso acima de 5.000 libras e sem os pneus adequados para este tipo de superfície. Nessas condições, teriam alertado as autoridades, as aeronaves poderiam ter problemas para frear e parar dentro dos limites da pista.
@FFO