No último sábado a noite, 19 de setembro, o Gabinete do Xerife do Condado de San Joaquin, Califórinia, noticiou em seu Twitter a queda “um antigo avião militar” em campo aberto na sua região.
Tratava-se do veterano da Segunda Guerra Mundial, o bombardeiro North American TB-25N Mitchell “Old Glory”, fabricado em 1944, ex. USAAF 44-28938, atual N7946C, pertencente ao Prescott Foundation e ao The Hangar at 743, que mantém aviões “warbirds” em condições de voo.
O clássico bimotor realizava um voo entre o aeródromo de Chino e o aeroporto de Vacaville e Stockton, mas devido a uma pane, acabou pousando em uma área rural a oeste do Aeroporto Metropolitano de Stockton. Durante o pouso de emergência, realizado próximo às rodovias Roberts Road e Muller Road, em Stockton, o avião colidiu contra um dique de irrigação, tendo arrancados os trens de pouso e os dois motores.
Dos três tripulantes que estavam no voo, dois sofreram ferimentos leves e foram removidos para o hospital local. Foi inciada uma investigação pelo NTSB para apurar as causa do acidente.
O The Hangar at 743 informou que o B-25 Mitchell “Old Glory”, recentemente realizou uma viagem para o Havaí, junto com outros 14 warbirds, a bordo de um navio da U.S. Navy, para participar do Peace Aerial Parade, em comemoração ao 75º aniversário do final da Segunda Guerra Mundial.
@FFO