CISCEA atua na modernização de sistema que centraliza o gerenciamento dos planos de voo. Todos os anos, cerca de um milhão e setecentos mil voos cruzam os céus do Brasil. Gerenciar cada um deles, visando a segurança de todos, é a missão do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). Nesse processo são muitos os profissionais envolvidos e diversos os sistemas utilizados para coleta e monitoramento de dados a eles relacionados.
Nesse contexto, antes de cada decolagem é necessário o preenchimento de um plano de voo que, entre muitas informações, indica a intenção de um percurso por uma aeronave em determinados dia e horário. O documento tramita pelo Sistema Integrado de Gestão de Movimentos Aéreos (SIGMA), software responsável pelo balanceamento entre a demanda e a capacidade dos movimentos aéreos do país.
O SIGMA foi desenvolvido pelo DECEA, através da parceria entre a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) e a empresa ATECH, com o intuito de maximizar a eficiência da gestão de fluxo de tráfego aéreo, a partir da automatização do trâmite de planos de voo e mensagens associadas. O sistema também subsidia em tempo real o processo de tomada de decisão colaborativa dos principais stakeholders da comunidade aeronáutica.
Alinhado com essas importantes responsabilidades, o SIGMA está em processo de modernização. Isso representa um marco significativo para a aviação nacional e internacional, pelo fato de viabilizar melhorias relacionadas a todos os planos de voo de aeronaves que sobrevoam os céus do país, proporcionando diversos benefícios para a comunidade aeronáutica.
Dentre os benefícios, estão a evolução da plataforma de Compartilhamento de Informações Correntes do Espaço Aéreo, proporcionando integração de informações aeronáuticas com maior qualidade, confiabilidade e segurança; melhorias em funcionalidades relacionadas à centralização de planos de voo; adequações sistêmicas para atender à operação do Performance-Based Communication and Surveillance (PBCS), otimizando o uso do espaço aéreo; incorporação da Base de Dados de Aeronaves da Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea (EUROCONTROL), com intuito de robustecer o algoritmo de cálculo de trajetória de aeronaves; melhorias nos aplicativos FPL BR e EFB; entre outros.
“Em linhas gerais, a modernização do SIGMA contribuirá para a otimização da gestão de fluxo do tráfego aéreo brasileiro realizada pelo Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea. Também contribuirá para a segurança da navegação aérea, beneficiando os diversos usuários da aviação como passageiros, companhias aéreas, aviação geral, operadores aeroportuários, órgãos nacionais e internacionais, enfim, a comunidade aeronáutica como um todo”, explicou o Chefe da Divisão Operacional da CISCEA, Tenente-Coronel Aviador Deoclides Fernandes Barbosa Vieira.
A modernização do SIGMA é exemplo da constante atualização tecnológica por parte do DECEA, objetivando a otimização do serviço prestado aos usuários do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro.
Fonte: FAB/DECEA
@FFO