• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Cinco Mi-35P cipriotas para a Sérvia

26 de janeiro de 2023
Cinco Mi-35P cipriotas para a Sérvia. Os Sérvios estão negociando a compra 5 Mi-35P Hind da Guarda Nacional do Chipre (Foto: Via MD Chipre).

Cinco Mi-35P cipriotas para a Sérvia. As negociações entre a Sérvia e o Chipre para a venda de helicópteros de ataque Mil Mi-35P Hind estão na fase final de negociação. As Forças Armadas da Sérvia devem comprar um total de cinco aeronaves da Guarda Nacional Cipriota, em um acordo mais amplo que incluiria uma troca bilateral por equipamentos militares. Se a compra for confirmada, a Sérvia terá nove helicópteros Mi-35 em seu inventário.

As conversações entre os dois países sobre a venda de helicópteros de combate decorrem desde 2021, tendo o tema sido também debatido durante a visita do ministro da Defesa cipriota a Belgrado, em dezembro do mesmo ano. O Chipre deseja vender todos os 11 helicópteros de ataque Mi-35P para a Sérvia, que devem ser substituídos por 10 a 12 novos helicópteros de ataque Airbus H145M. Porém os sérvios querem apenas 5 unidades para complementar os Mi-35M do 714º Esquadrão de Helicópteros Antiaéreos, unidade sediada na Base Aérea Kraljevo/Ladjevci (LYKV). O negócio deve envolver uma troca. O Chipre já comprou 24 obuses “Nora” e oito veículos blindados leves “Milos” da Sérvia. Ele também estão interessados em foguetes de artilharia “Tamnava”.

Segundo o governo do Chipe, as razões para a substituição são os custos de manutenção, suporte e operação, estimado em mais de €100 milhões nos próximos 10 anos. Devido a sanções que são impostas pela União Europeia e os EUA contra certas empresas da indústria militar na Rússia, a capacidade de manutenção que tem sido muito baixa, com muitas vezes a aquisição de peças de reposição sendo quase impossíveis de se obter. 

A frota de Mi-35P sediada na Base Aérea de Andreas Papandreou (Paphos), junto ao 450 Mira (Antiarmatikon) Elikopteron ou simplesmente 450M (A)E/P, que se traduz em Esquadrão de Helicópteros Anti-tanque 450, que possui duas esquadrilhas a Gazelle Sminos “Scorpion” e a (SA341LA) e a Mi-35 Sminos (Mi-35P) “Phanter”. Chipre comprou doze helicópteros Mi-35P matriculados de 811 a 822, dos quais este último foi destruído em 5 de julho de 2006 em um voo de treinamento na área de Agia Marinouda em Pafos.

Assim que a venda for aprovada, a Sérvia espera receber o primeiro Mi-35P ainda este ano.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login