Turbulências: CIMAER trabalha para tornar os voos mais seguros. O Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER) subordinado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) da Força Aérea Brasileira (FAB). Entre janeiro e julho deste ano emitiu mais de 1.200 avisos de turbulências para todo o espaço aéreo brasileiro.
A turbulência atmosférica é um fenômeno caracterizado pelo movimento irregular do ar, que pode alterar a sustentação aerodinâmica das aeronaves. A melhor forma de se proteger deste fenômeno é a previsão, vigilância e comunicação, para que os pilotos possam, sempre que necessário, realizarem alterações nas rotas ou no nível de voo.
Na América do Sul (considerando os países Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela) foram emitidos para o Banco Internacional de Mensagens Meteorológicas cerca de 6.022 mensagens de ocorrência de turbulência previstos ou observados (SIGMETs), desde janeiro de 2024 até o dia 04 Julho de 2024.
Com o objetivo de garantir cada vez mais segurança nos voos e contribuir para o conforto dos passageiros, o Centro Meteorológico Integrado (CMI) do CIMAER, realiza ininterruptamente a previsão dos fenômenos atmosféricos que podem afetar a aviação. O objetivo desta atividade é informar os tripulantes sobre fenômenos previstos para acontecer nas próximas horas. Os pilotos tomam conhecimento dessas informações antes da decolagem ou em voo, através de mensagens padronizadas VOLMET, emitidas pelo CMI.
“A meteorologia aeronáutica está em constante desenvolvimento, aperfeiçoando seus métodos e melhorando suas previsões a cada dia. Tanto a nível mundial, sob coordenação da Organização de Aviação Civil Internacional, quanto a nível nacional, sob coordenação do DECEA”, destacou o Chefe da Subdivisão de Estudos e Projetos do CIMAER, Tenente Coronel Marcelo Augusto Damaceno.
O DECEA atua no esforço constante para integração de dados, desenvolvimento de sistemas, capacitação e treinamento de pessoal, para tornar os voos cada vez mais eficientes. Entretanto, a manutenção dos cintos afivelados por parte dos passageiros complementa os procedimentos de segurança do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro.
Fonte: FAB
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