Militares da base da RAF Odiham, de Hampshire, retornaram recentemente do Mali, onde apoiaram a Operação Barkhane, liderada pela França e que combate a contra-insurgência na África Ocidental.
O pessoal do 18 (Bomber) Squadron da RAF, juntamente com os elementos do Tactical Support Wing and Joint Helicopter Support Squadron, compuseram o 1310 Flight RAF equipado com helicópteros CH-47D da RAF, baseados em Gao, Mali.
O Comandante de Ala, Si Elsey, que liderou o Destacamento RAF, falou sobre a experiência no Mali:
“As operações com o Chinook no Mali são extremamente desafiadoras, principalmente pelo ambiente operacional. No entanto, a missão foi extremamente bem sucedida, devido ao alto grau de profissionalismo do nosso pessoal deslocado para lá. Eles conseguiram manter um alto padrão operacional durante todo o período, inclusive com reconhecimento dos nossos aliados franceses.”
Os Chinook do 1310 Flight, realizaram diversas missões significativas, entre elas o deslocamento de equipamentos industriais pesados para o interior do país, pertencentes ao Groupement Tactique Desert 1, do Exército Francês. Em uma operação noturna, um CH-47D Chinook e um NH-90 Caiman francês voaram durante toda a noite, para infiltrar 130 militares franceses em uma patrulha de desinterdição. A tropa foi resgatada e transportada para a base de Gao, 36 horas depois.
O 1310 Flight realizou transporte logístico dos militares franceses que atuam no interior do país, recuperando as bases operacionais do Exército do Mali. Essas bases estão espalhadas na área de operações de Operação Barkhane, e os Chinooks realizaram vários voos de suprimento levando equipamentos e armamentos pesados para as tropas francesas.
Os ingleses tiveram que superar condições climáticas extremas, desde forte calor, tempestades de poeira e chuvas torrenciais e violentas. Recentemente, uma grande tempestade se transformou em uma supercélula com 200 milhas náuticas de extensão, cobrindo quase toda a região do Sahel, e atrasando o cronograma de missões. Após o fim das chuvas, os militares se desdobraram trabalhando dia e noite para conduzir as patrulhas francesas até os postos de destino. Uma vez estabelecidas e recuperadas, as bases são devolvidas para o Exército do Mali, permitindo que seja realizada uma transição segura e autônoma em cada uma delas.
O militares e os CH-47 do 1310 Flight foram de extrema importância para os deslocamentos e ressuprimento das tropas francesas na Operação Barkhane.