Chipre terá sistema israelense Iron Dome. A Guarda Nacional do Chipe está adicionando ao seu arsenal o sistema antiaéreo israelense Iron Dome, fabricado pela Rafael Advanced Defense Systems. O acordo já foi assinado tanto pelo lado cipriota como por autoridades israelenses. O Iron Done, em particular, já passou por todos os testes operacionais e reais em Israel, recebendo excelentes taxas de eficácia, principalmente, por lidar contra-ataques do Hamas.
O Iron Dome foi visto de perto pelo chefe da Guarda Nacional do Chipre, Tenente-General Dimokritos Zervakis, durante uma visita que ele fez a Israel em março passado. O sistema é considerado ideal para as necessidades da defesa aérea cipriota, bem como para a ameaça dos UAV turcos.
O sistema antiaéreo da Rafael está em uso pelos militares israelenses desde março de 2009, quando os primeiros testes foram realizados com sucesso e se tornaram totalmente operacionais em 2011. É composto por três partes: o radar de detecção e rastreamento, o sistema de gerenciamento e controle de combate e míssil interceptador Tamir (que é baseado ma matriz do Derby). O alcance dos mísseis é de 70 quilômetros, cobrindo totalmente, no caso de Chipre.
@CAS