Chipre põe a venda seus M-35P. A Guarda Nacional do Chipre está negociando a venda de sua frota de helicópteros de ataque Mil Mi-35P Hind. Em abril de 2021, uma equipe de técnicos sérvios visitou Chipre para inspecionar os helicópteros. Como resultado da inspeção, o Governo da Sérvia enviou uma carta formal confirmando seu interesse em comprar todos os 11 helicópteros. Se confirmado o negócio, será a primeira vez que a Serbia Armed Forces empregará o Mi-35.
Segundo o governo do Chipe, as razões para a substituição são os custos de manutenção, suporte e operação, estimado em mais de €100 milhões nos próximos 10 anos. Devido a sanções que são impostas pela União Europeia e os EUA contra certas empresas da indústria militar na Rússia, a capacidade de manutenção que tem sido muito baixa, com muitas vezes a aquisição de peças de reposição sendo quase impossíveis de se obter.
O ministro da defesa cipriota está conduzindo uma pesquisa de mercado para uma substituição adequada para os Hinds, que caiba em um orçamento de €300 milhões.
A frota de Mi-35P sediada na base aérea de Andreas Papandreou (Paphos), junto ao 450 Mira (Antiarmatikon) Elikopteron ou simplesmente 450M (A)E/P, que se traduz em Esquadrão de Helicópteros Anti-tanque 450, que possui duas esquadrilhas a Gazelle Sminos “Scorpion” e a (SA341LA) e a Mi-35 Sminos (Mi-35P) “Phanter”. Chipre comprou doze helicópteros Mi-35P matriculados de 811 a 822, dos quais este último foi destruído em 5 de julho de 2006 em um voo de treinamento na área de Agia Marinouda em Pafos.
@CAS