Chipre pode enviar armas à Ucrânia. De acordo com o jornal Kathimerini, funcionários dos Estados Unidos solicitaram a transferência de armas fabricadas na Rússia do inventário de Chipre para a Ucrânia durante reuniões com representantes do governos cipriota. Segundo informações do Departamento de Estado Americano, a proposta teria sido bem recebida tanto no Chipre como na Ucrânia.
Afirma-se que a proposta foi aceita positivamente pelo Presidente do Chipre Nikos Anastasiadis. O jornal informa que as negociações passarão para um nível mais avançado, o que significa que o Chipre, um refúgio para os oligarcas russos, não seguirá mais uma política de neutralidade na guerra. Uma reportagem do New York Times na semana passada disse que os aliados do governo Biden foram solicitados a entregar armas de fabricação soviética ao seu inventário na Ucrânia.
De acordo com as fontes de Kathimerini, os americanos estão particularmente interessados nos sistemas de defesa aérea e helicópteros de ataque de Chipre. Esses sistemas incluem os sistemas de defesa aérea TOR-M1 e Buk-M2, os tanques T-80U, o veículo de combate blindado BMP3 e os helicópteros de ataque Mi-35P, que estavam a venda recentemente a venda. Se essas armas forem entregues à Ucrânia, espera-se que o Chipre entregue eles primeiramente aos americanos, antes de serem levadas ao leste europeu. Não foi confirmado, mas especula-se que exista alguma compensação americana pela envio dos equipamentos. Porém não está claro como a Rússia de Putin irá reagir a esta situação e se colocará isto na conta da OTAN ou dos EUA.
@CAS