Chipre encomenda seis Airbus H145M. O Governo do Chipre assinou um contrato com a Airbus Helicopters para a compra de seis H145s com opção para mais seis aeronaves. Os helicópteros serão operados pela Guarda Nacional de Chipre. Os H145M irão substituir os 11 Mi-35P que foram postos a venda em 2021.
“Capaz de operar em ambientes altamente exigentes, o H145M aprimorará as capacidades diurnas e noturnas da Guarda Nacional em fornecer resposta rápida, poder de fogo e precisão, fornecendo suporte de combate eficaz e adquirindo informações críticas” — Andreas P. Louka, Secretário Permanente do Ministério da Defesa da República de Chipre.
O H145M é um helicóptero militar leve multifunção, derivado da versão civil H145. A versão mais recente do H145M apresenta um novo rotor inovador de cinco pás que aumenta a carga útil do helicóptero em 150 kg. O novo projeto do rotor principal sem rolamentos também simplifica as operações de manutenção.
Equipado com o sistema de armas HForce da Airbus, o H145M pode funcionar como um helicóptero de ataque leve. A gama de armas inclui canhões, foguetes e mísseis que estão sendo integrados. O H145 foi desenvolvido como modelo civil para operações diurnas e noturnas e nas condições mais adversas. É usado por forças armadas, polícia e equipes de resgate em todo o mundo.
Ele é alimentado por duas poderosas turbinas Arriel 2E da Safran Helicopter Engines, controladas pelo sistema FADEC (Full Authority Digital Engine Control). Além disso, o helicóptero está equipado com o conjunto de aviônicos digitais Helionix, oferecendo não apenas gerenciamento inovador de dados de voo, mas também um poderoso piloto automático de 4 eixos, reduzindo significativamente a carga de trabalho dos pilotos em suas operações. Suas emissões de ruído particularmente baixas fazem do H145 o helicóptero mais silencioso de sua classe.
O H145M já está em serviço na Hungria (20), Alemanha (15), Sérvia (9), Tailândia (5) e Luxemburgo (2). O Exército dos EUA opera uma frota de mais de 460 helicópteros da família H145, construídos localmente sob a designação UH-72 Lakota.
@CAS