Chinooks Holandeses vão operar no Iraque. Em um comunicado feito no dia 29 de setembro de 2023, a Câmara dos Representantes da Holanda foi informada de que os que as Forças Armada do país irá aumentar o atual destacamento militar no Iraque.
A Koninklijke Luchtmacht ou Royal Netherlands Air Force (Força Aérea Real Holandesa) enviará um destacamento de 120 militares com três helicópteros de carga pesada Boeing CH-47F Chinook para o Iraque. Não foi informado quando os helicópteros iniciarão sua missão.
Os Chinooks estarão inicialmente disponíveis para a missão da OTAN no Iraque (NATO Mission in Iraq — NMI). Quando não são necessários, eles podem executar ordens para Operation Inherent Resolve (OIR). Esta é uma missão liderada pelos Estados Unidos, criada em resposta ao avanço do ISIS em 2014. Com esta implantação combinada tanto para o NMI como para o OIR, a capacidade dos helicópteros holandeses será utilizada de forma otimizada.
A Missão da OTAN no Iraque (NMI) é realizada a pedido do Iraque e presta aconselhamento institucionalmente. O NMI contribui para fortalecer o sector de segurança iraquiano, para o país poder resistir à organização terrorista ISIS e outras ameaças.
A missão também ajuda o Iraque a gerir com sucesso e a preparar o seu sistema de segurança para o futuro. O governo holandês quer mudar o foco dos esforços de segurança holandeses no Iraque, da estabilização para o aconselhamento e o reforço de capacidades.
O Comando de Helicópteros de Defesa KLu (DHC) tem 19 CH-47F Chinooks, dos quais 14 são operados pelo Esquadrão 298 em Gilze-Rijen e 5 pelo Esquadrão 302 em Robert Gray AAF (Fort Cavazos-Killeen), Texas para treinamento de tripulações.
@CAS