

Chinook implanta drones. A Royal Air Force (RAF) iniciou testes de drones com visão em primeira pessoa (FPV – First Person View), implantados a partir de um helicóptero Boeing Chinook HC.Mk 6.
De acordo com uma atualização recente publicada pela RAF, esses drones FPV estão sendo testados devido à sua eficácia comprovada em conflitos recentes, devido as suas vantagens táticas no campo de batalha e sua capacidade de serem rapidamente integrados com treinamento mínimo. Os drones FPV, particularmente aqueles equipados com imagens térmicas, podem melhorar muito as capacidades operacionais noturnas, reduzindo os riscos associados a missões tripuladas em condições de baixa visibilidade.
Em uma declaração no LinkedIn, Alistair Carns, Ministro dos Veteranos e do Povo do Ministério da Defesa, elogiou a iniciativa, dizendo:
“Incrível… agora vamos fazer isso com dezenas de drones… parabéns à RAF. Imagine um helicóptero usando drones que podem se espalhar a 45 km da nave-mãe, buscando, encontrando e atacando alvos, se necessário. O futuro depende da união de forças tripuladas e não tripuladas, usando plataformas de capital para implantar massa que aumenta o alcance e, principalmente, a letalidade. Em terra, no ar e no mar (na superfície e abaixo)”.
Carns sugeriu que a integração de sistemas tripulados e não tripulados poderia criar uma rede de plataformas interligadas capaz de monitorar todos os setores do campo de batalha. Ele descreveu isso como um “efeito boneca russa” de sistemas interconectados, aprimorando a consciência situacional e a eficácia em combate.

Drones FPV ganharam destaque em aplicações militares por sua agilidade, baixo custo e capacidade de desempenhar uma ampla gama de funções, desde reconhecimento até missões de ataque. Seu uso tem sido notavelmente eficaz em conflitos recentes, incluindo na Ucrânia, onde drones têm sido utilizados para fornecer inteligência em tempo real no campo de batalha e realizar ataques de precisão.
A implantação de um helicóptero Chinook HC.Mk6 acrescenta uma nova dimensão às capacidades da RAF, permitindo uma implantação rápida e um alcance operacional estendido.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS