Chinook da RAF transporta radar para o topo do Rochedo de Gibraltar. Um helicóptero CH-47 Chinook da Royal Air Force (RAF) realizou em 02/03, o transporte de um novo radar de tráfego aéreo para o topo do conhecido “Rochedo de Gibraltar”, localizado a cerca de 427 metros de altura. O equipamento, que serve ao aeroporto do Território Ultramarino Britânico e à base da RAF Gibraltar, precisou ser substituído, e seus componentes não puderam seguir por via terrestre, porque as estradas até o topo da montanha são muito estreitas.
Para levar a carga de quase 12 metros de comprimento e cerca de oito toneladas até o sítio de radares no alto do maciço, o helicóptero Chinook HC.4 da RAF, matrícula ZA680, foi transladado do Reino Unido até Gibraltar, via Portugal.
De acordo com a empresa Aquila Air Traffic Management Services, responsável pelo gerenciamento do tráfego aéreo no Reino Unido, o novo radar foi transportado em quatro partes pelo Chinook. Foram separados o sistema de engrenagens rotativas do radar, duas antenas grandes, o “horn” (seção de transmissão e recepção da antena), além de uma luz de navegação. Foram realizadas quatro viagens em que o helicóptero transportou os caixotes como cargas externas.
Para possibilitar essa operação logística especial, foi construída uma plataforma provisória para o desembarque da carga. Cabe ressaltar que o terreno é acidentado e faz parte de uma reserva natural, muito conhecida pela presença dos macacos que vivem no local, e que são uma grande atração turística de Gibraltar.
A renovação do sistema de controle do de tráfego aéreo da RAF Gibraltar faz parte de um investimento de 1,5 bilhão de Libras Esterlinas do Programa Marshall, gerenciado pelo Ministério da Defesa do Reino Unido (MOD). O programa inclui renovação do parque de radares de vigilância, equipamentos de comunicação e dispositivos associados ao controle e gerenciamento do tráfego aéreo, visando fornecer maior confiabilidade e segurança ao sistema.
A operação de transporte aéreo do radar foi planejada pela Aquila, em conjunto com seus parceiros Thales UK e o MOD. A missão deveria ocorrer no final do ano passado, mas foi adiada algumas vezes, por conta das condições meteorológicas desfavoráveis.
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