China: YU-20 realiza REVO com caças furtivos J-20. A Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China (People’s Liberation Army Air Force — PLAAF) divulgou um vídeo onde dia 29/09, pela primeira vez, um avião-tanque Xi’an Aircraft YU-20 realizou exercícios de reabastecimento em voo (REVO) com dois caças furtivos Chengdu J-20. O vídeo mostra a grande flexibilidade do YU-20 e que número de J-20 em serviço ativo na PLAAF vem crescendo.
Esta foi a maneira especial da PLAAF comemorar o Dia Nacional da China, celebrado no dia 1º de outubro, segundo um comunicado de imprensa da Força Aérea publicado nas plataformas de mídia social. Anteriormente, as da PLAAF publicaram um vídeo no qual um avião-tanque YU-20 foi visto realizando exercícios de reabastecimento com dois caças J-16 e um J-20.
O YU-20 pode realizar reabastecimento aéreo de aviões J-20, J-16 e J-10C, e tais exercícios de reabastecimento aéreo foram realizados em várias ocasiões em regiões de alta altitude e sobre o mar. Os exercícios também mostram um intenso treinamento, que pode estar ligado a futuras ações contra Taiwan.
Conseguir acomodar o reabastecimento aéreo de diferentes tipos de aeronaves separadamente ou ao mesmo tempo em vários ambientes desafiadores demonstra a grande flexibilidade e adaptabilidade do YU-20. Ele foi desenvolvido internamente, atingiu a maturidade técnica e, com mais aeronaves previstas para serem construídas, eles se tornarão a espinha dorsal da reforma estratégica da PLAAF.
Os outros protagonistas do vídeo de quinta-feira – 29/09, os J-20, também viram novos desenvolvimentos recentemente, pois, foram colocados em serviço no leste, sul, oeste, norte e centro da China, e desempenham papéis cada vez mais importantes. Com o desenvolvimento bem-sucedido do motor doméstico, o J-20 entrou em produção em massa, e é apenas uma questão de tempo até que as unidades da PLAAF em todas as partes do país estejam equipadas com caça furtivo.
@CAS