China estaria aprimorando o seu caça furtivo J-20. Misteriosas e intrigantes vindas da China podem revelar uma nova versão do caça furtivo Chengdu J-20 Mighty Dragon. Embora a qualidade das fotos seja muito baixa para observar detalhes, pode ser que realmente seja a tão esperada nova variante deste caça de 5ª geração chinês, chamado extra oficialmente com “J-20B”, mesma designação usada na versão biplace do jato.
As fotos foram feitas a longa distância, mas uma análise do The War Zone observa que possivelmente o local seja o aeródromo da fábrica Chengdu, localizado na cidade de mesmo nome, na província de Sichuan. A aeronave tem a matrícula visível 2051 aplicada abaixo do cockpit, está sem a camuflagem padrão, e ostenta a pintura básica em primer (pintura anti-corrosão). Não há informações se o protótipo realizou algum voo.
O protótipo visto na foto é monoplace, e apresenta algumas modificações no formato da fuselagem, possivelmente em um esforço para melhorar as suas capacidades aerodinâmicas, desempenho e/ou qualidades furtivas. Um ponto que chamou a atenção é a alteração no canopi, que agora parece com perfil muito mais baixo e plano, em comparação com as versões anteriores.
Uma provável razão por trás dessa mudança é a otimização na aerodinâmica do jato, com a seção logo atrás do canopy apresentando semelhanças com o tratamento mais “combinado” com a coluna central semelhante ao caça naval furtivo J-35.
Aerodinamicamente, esse tipo de arranjo provavelmente tem o efeito de melhorar o desempenho e a manobrabilidade em voo transônico (entre Mach 0,8 e Mach 1,2), reduzindo o arrasto na fuselagem. Esse é o envelope de voo no qual um caça, como o J-20, passará grande parte de seu tempo operacional.
Esse tipo de tratamento é algo que foi incluído nos “white papers” anteriores da engenharia chinesa e também foi amplamente discutido por observadores locais no contexto do J-35. Portanto, faz muito sentido que uma versão aprimorada do J-20 inclua desenvolvimentos desse tipo. Esse prolongamento também fornecerá espaço útil para aviônicos adicionais, ou talvez até mesmo combustível.
O que está menos claro é se a nova versão do J-20 substituirá seus atuais motores WS-10 pelos tão novos WS-15, que sempre foram considerados o motor definitivo dessa aeronave. Até agora, porém, esse poderoso motor chinês ficou para trás em relação à curva de desenvolvimento da própria aeronave.
Especialistas ouvidos pelo The War Zone que, apesar de muitos rumores sugerindo uma variante do J-20 com o novo motor WS-15, os relatos de testemunhas na China sugerem que a nova variante utilizara o “-10”. Especula-se que, na melhor das hipóteses, apenas um WS-15 estaria instalado para fins de teste.
De qualquer forma, não seria totalmente surpreendente que uma nova versão do J-20 fosse equipada com o comprovado WS-10, pelo menos na primeira parte de seu programa de teste de voo. Uma vez que as mudanças aerodinâmicas foram comprovadas, os WS-15 definitivos poderão ser instalados.
Neste ponto, a análise do The War Zone ressalta que não é possível garantir inteiramente a veracidade dessas fotos. No passado, muitas imagens foram incorretamente chamadas de falsas. Este é um padrão conhecido para os novos desenvolvimentos projetos de aeronaves, como já ocorreu com o J-20 no passado, onde sua primeira aparição surgiu por vazamentos na internet chinesa. Ao mesmo tempo, a existência de “white papers” de engenharia sugere que essas mudanças no J-20 são pelo menos uma área que parece ser significativa.
Também seria muita “coincidência” que uma nova versão deste jato apareça agora, justamente no aniversário de 12 anos que o primeiro protótipo do J-20 realizou testes de taxiamento em alta velocidade em Chengdu, no dia 22 de dezembro de 2010, antes de seu voo inaugural em janeiro (vídeo abaixo). A importância de tais marcos do calendário é um fato que não passou despercebido pela indústria da aviação chinesa e pelos militares.
Com isso em mente, há uma boa chance de que essas fotos realmente mostrem uma nova variante do J-20. No entanto, certamente é apenas uma questão de tempo até que uma versão refinada do do jato de 5ª geração chinês apareça.
Essa aeronave poderá estar equipadas com Controles de Vetorização de Empuxo (TVC), proporcionando um impulso adicional em termos de manobrabilidade e desempenho otimizado. Os motores TVC também podem melhorar as qualidades furtivas, reduzindo as deflexões canard durante o voo. Diferentes designs de motores TVC, coincidência ou não, também foram uma característica importante dos estandes da indústria no Zhuhai Airshow deste ano.
Embora uma versão de vetor de empuxo do motor WS-10 tenha sido testada anteriormente em um caça monomotor J-10B, não se sabe ao certo se a mesma tecnologia chegará ao J-20. Também pode acontecer que o empuxo adicional oferecido pelo novo WS-15 seja considerado um avanço suficiente.
Motores mais potentes e equipados com VTC forneceriam ao J-20 mais capacidades de manobras, operações em altitudes mais elevadas, maior eficiência de combustível e alcance aprimorado.
A história do J-20 está intimamente ligada às dificuldades da China em desenvolver motores de caça. Os primeiros protótipos e as versões de produção inicial de baixa taxa (LRIP) do J-20 usavam motores russos AL-31, enquanto a indústria chinesa trabalhava para aperfeiçoar a qualidade dos seus motores.
Depois que o motor WS-10 foi desenvolvido e comprovado, ele começou a aparecer na variante J-20A de produção em série, que entrou em serviço em setembro de 2017. O aumento da confiança no WS-10 desde então estão sendo empregado em todas as versões de produção chinesa como os Flanker e J-10.
A introdução do WS-15, Independentemente da questão do VTC, seria o próximo passo lógico no desenvolvimento do J-20, o que forneceria a capacidade de sustentar velocidade supersônica sem pós-combustão, também conhecido como “supercruise”.
Por enquanto, o motor exato para a nova versão do J-20 permanece uma incógnita, mas parece quase certo que a aeronave apresenta algumas mudanças significativas em sua configuração aerodinâmica. Tendo em mente que a tecnologia militar chinesa está avançando rapidamente , a próxima versão do J-20 provavelmente também incluirá melhorias nos aviônicos e sensores .
Os últimos desenvolvimentos de Chengdu parecem reforçar a posição cada vez mais central do J-20 dentro do Exército Popular de Libertação (PLA), para o qual permanece, por enquanto, seu único caça furtivo operacional. O número exato desses jatos produzidos até o momento não é claro, mas as estimativas geralmente variam de 70 a 150 exemplares, incluindo as versões de testes. O aparecimento da versão biplace no ano passado e as entregas contínuas de J-20A para novas unidades operacionais indicam um programa que está sendo executado em um ritmo impressionante.
@FFO