

China testa porta-aviões com catapulta eletromagnética. O terceiro porta-aviões da China, o Type 003 Fujian, que está realizando testes intensivos no mar, deve testar um sistema de catapulta eletromagnética.
Como o primeiro porta-aviões da China equipado com catapultas eletromagnéticas, o Fujian está intensificando seus testes no mar, informou a China Central Television (CCTV) News no sábado, 24 de maio.
A reportagem da CCTV News veio depois que a Administração de Segurança Marítima de Xangai divulgou, em 19 de maio, uma notificação de controle de tráfego para grandes embarcações no estuário do Rio Yangtze. Embora o anúncio não tenha mencionado o porta-aviões Fujian, o anúncio levou alguns observadores a acreditarem que o Fujian partiu para seu oitavo teste no mar.

Como o primeiro porta-aviões da China equipado com catapultas eletromagnéticas, o Fujian vai precisar de vários testes para verificar como as novas tecnologias funcionam, antes de ser comissionado. Isso inclui testes de catapultagem de aeronaves de caças e aeronaves de alerta antecipado, que têm pesos e designs aerodinâmicos diferentes, bem como testes de intervalos entre lançamentos de catapulta. Estes irão verificar qual a capacidade de fazer lançamentos contínuos e em que intervalos eles podem ocorrer.
Pode levar mais tempo para o Fujian concluir todos os testes complexos com as novas tecnologias de catapulta em comparação com os dois porta-aviões anteriores da China, mas se tudo correr bem, o Fujian poderá entrar serviço em breve. Com oito testes no mar desde maio do ano passado, não deve demorar muito para que o Fujian entre em serviço.
Os dois primeiros porta-aviões da People’s Liberation Army Navy (PLAN), o Type 001 Liaoning e Type 002 Shandong, que não possem um EMALS (Electromagnetic Aircraft Launch System), mas devem receber o sistema do futuro. Todos os navios foram feitos pelo estaleiro Jiangnan.
Em relação ao desempenho de combate do Fujian, quando ele finalmente entrar em serviço, ele poderá aumentar significativamente sua taxa de surtidas diárias, aumentando significativamente sua capacidade de conquistar a supremacia aérea e marítima, especialmente se comparado aos dois porta-aviões que o antecedem (Liaoning e Shandong).

À medida que o Fujian passa por testes no mar, caças stealth avançados, como o J-35, podem ser testados para operações em porta-aviões, aumentando ainda mais suas capacidades de combate. Inicialmente os testes estão sendo feitos com caças J-15 e aeronaves AEW&C Xi’an KJ-600.
Com um porta-aviões de catapulta EMALS, os caças podem decolar com carga completa de combustível e armas, aumentando diretamente sua eficácia em combate. Além disso, os sistemas de lançamento por EMALS permitem que os porta-aviões operem aeronaves de alerta antecipado de asa fixa, melhorando significativamente as capacidades de detecção de alerta antecipado do porta-aviões, bem como sua capacidade de fornecer consciência situacional aérea e coordenação de comando para aeronaves baseadas em porta-aviões.
Além disso, as catapultas eletromagnéticas permitem o controle preciso da potência de lançamento, permitindo que uma ampla gama de aeronaves, desde grandes aviões de transporte e aeronaves de alerta antecipado até pequenos drones, decole do porta-aviões, o que torna os modos operacionais do porta-aviões mais flexíveis e adaptáveis, segundo a reportagem.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS