China testa motor a jato impresso em 3D. A empresa chinesa Aero Engine Corporation of China (AECC), realizou na semana passada o primeiro voo de testes do protótipo de um pequeno motor turbojato impresso em 3D. O teste foi realizado na semana passada em uma área da Mongólia.
Em um comunicado à imprensa divulgado em 02/07, a AECC confirmou que o motor é o primeiro turbojato da classe de empuxo de 160 quilogramas a ser fabricado inteiramente no país, usando tecnologias de impressão 3D.
De acordo com a AECC, o voo de testes ocorreu a uma altitude máxima de 4.000 metros, com o pequeno motor a jato tendo validado todos os seus parâmetros de confiabilidade e estabilidade operacional em condições reais.
“Este voo inaugural bem-sucedido estabelece uma base técnica mais sólida para a pesquisa e o desenvolvimento de futuros motores de aviação avançados na China”, disse a AECC.
A inovação integra metodologias avançadas de design e produção, preenchendo uma necessidade doméstica crucial na engenharia de motores usando impressão 3D, na qual a AECC é pioneira. Essa abordagem permite que os engenheiros reduzam significativamente o peso total do motor ao mesmo tempo que aprimoram o desempenho.
Esta classe de motor turbojato compacto e leve é ideal para novas gerações de drones de ataque e reconhecimento, bem como para mísseis de cruzeiro leves. Seu reduzido tamanho e alta relação peso-potência o tornam uma opção versátil para plataformas aéreas não tripuladas que exigem maior alcance e velocidade.
Ao aproveitar a impressão 3D para a produção de motores, os engenheiros chineses pretendem acelerar os ciclos de desenvolvimento e reduzir a dependência das tradicionais cadeias de produção.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO