Em 27 de setembro, técnicos da Aviation Industry Corp of China (AVIC), voaram o helicóptero não-tripulado AR-500C, no Aeroporto Daocheng Yading (ZUDC), região do Tibete, considerado o aeródromo civil de maior altitude do mundo, com absurdos 4.411 metros de elevação (14.472 pés).
O voo quebrou o recorde de altitude realizado por um helicóptero não tripulado, e foi considerado um sucesso pela equipe do AVIC. O drone completou com sucesso, uma série de testes e diversas manobras, como escaladas, voos pairados, giros, pousos e decolagens, entre outras.
O AR-500C é um drone tático de alta performance, projetado para voar em um teto operacional de 7.000 metros, autonomia de até cinco horas, velocidade máxima de 170 quilômetros por hora e peso máximo de decolagem de 500 quilos. Ele é capaz de realizar operações de pouso autônomos.
Desenvolvido basicamente para missões militares de vigilância e reconhecimento, o ARC-500C poderá ser configurado para executar operações de guerra eletrônica, transporte de equipamentos, detecção de contaminação química e nuclear, sistema de retransmissão de comunicações, entre outras funções civis e militares.
Os testes realizados no Aeroporto Daocheng Yading, demonstraram que o AR-500C poderá voar por mais de cinco horas a uma altitude média superior a 4.500 metros, transportando 80 quilos de carga, o que significa que poderá realizar missões humanitárias em terrenos montanhosos de difícil acesso.
Coincidência ou não, os testes com o AR-500C foram realizados nas montanhas do Tibete, justamente em um momento de tensões entre o Exército de Libertação Popular da China (PLA) e as forças armadas da Índia.
@FFO