

China surpreende mundo com voo inaugural de um grande avião de transporte pesado similar ao A400M. Para surpresa da comunidade aeronáutica mundial, a China realizou ontem (16) o primeiro voo do seu mais novo avião de transporte militar. Designado extraoficialmente como Y-30, ele apresenta grandes semelhanças externas com o Airbus A400M Atlas.

Imagens do Y-30 em voo começaram a circular nas redes sociais chinesas ontem, durante o seu voo inaugural. Não há detalhes públicos sobre a nova aeronave, cujo porte se encaixa entre o avião de transporte tático Shaanxi Y-9 e o avião de transporte estratégico pesado Xian Y-20.

O desenvolvimento do Y-30 é conhecido há mais de uma década, quando uma maquete da aeronave foi exibida no estande da estatal AVIC (Corporação da Indústria de Aviação da China), durante Salão Aeronáutico de Zhuhai de 2014.

Embora só tenham surgido fotos de baixa qualidade do Y-30, algumas características externas são evidentes, incluindo a cauda em forma de “T”, winglets e a sonda para reabastecimento em voo. Quanto aos quatro motores, especula-se que se trate de uma versão do WJ-10 de desenvolvimento nacional.

Imagens melhoradas com o uso de ferramentas de IA mostram que o Y-30 teria uma rampa traseira para carregamento, descarregamento e lançamento de cargas, além de portas laterais para embarque e desembarque de tropas ou lançamento de paraquedistas.

No final do ano passado, a China causou grande impacto mundial quando dois misteriosos jatos de combate tripulados de sexta geração, designados J-36 e J-50/J-XDS, também foram flagrados em seus primeiros voos de testes.

Sem confirmação oficial do governo chinês, esta é mais uma evolução da crescente indústria aeronáutica militar do país, que há mais de um anos vive uma fase de lançamento de novas aeronaves (tripuladas ou não) para diversas funções.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO