China revela imagem conceitual do helicóptero Z-20 armado e com capacidade REVO. A estatal Aviation Industry Corporation of China (AVIC), fabricante da maioria das aeronaves usadas pelo Exército de Libertação do Povo Chinês (PLA), lançou em 31/01 um vídeo promocional intitulado “In the blue sky”, no qual a empresa resumiu as conquistas alcançadas em 2021.
A imagem que abre o vídeo mostra as três aeronaves da série “20” desenvolvidas pela AVIC, sendo o caça furtivo J-20, a aeronave de transporte pesado Y-20 e o helicóptero Z-20, em imagens geradas por computador. As imagens computadorizadas do J-20 e do Y-20 estão idênticas aos aviões reais, enquanto o helicóptero Z-20 parece significativamente diferente dos que estão em serviço no Exército do PLA atualmente.
A versão apresentada na arte do Z-20, mostra um helicóptero de ataque equipado com um par de asas curtas, ambas carregando quatro mísseis e um lançador de foguetes múltiplos. A versão atual do Z-20 é de uma aeronave utilitária, destinada principalmente para missões de transporte desarmado. Além disso, a nova variante do Z-20 parece ter a capacidade para reabastecimento em voo (REVO), uma vez que na imagem artística, o helicóptero está equipado com uma lança.
A Ordnance Industry Science Technology, uma revista de defesa com sede em Xi’an, província de Shaanxi, noroeste da China, informou em janeiro de 2021 que a variante armada do Z-20 já estava em desenvolvimento na época, citando uma foto que circulou nas mídias sociais.
No início de janeiro, Deng Jinghui, designer-chefe do helicóptero, disse em entrevista à emissora estatal China Central Television, que estava considerando estender o alcance do Z-20 com a opção de ser reabastecido em voo, uma vez que o alcance do helicóptero é limitado em comparação com uma aeronave de asa fixa.
Especialista militares chineses ouvidos pelo Global Times, sugerem que além da versão de ataque armada, o Z-20 também poderá ser desenvolvido em variantes para transporte embarcado em navios, guerra antissubmarino (ASW), operações especiais, busca e resgate (SAR), transporte aeromédico, entre outras.
Embora todas as variantes tenham diferentes missões e especialidades, elas compartilham muitas muitos componentes e sistemas, o que tornará a produção e a manutenção muito mais fáceis, além de contribuir para a redução do custo por unidade.
Em novembro de 2019, Deng disse em outra entrevista para a mídia que esperava que o Z-20 quebrasse o recorde de unidades produzidas entre todos os helicópteros chineses, permanecendo em serviço por um longo tempo.
@FFO