China revela conceito do seu caça de sexta geração. A fabricante de aeronaves estatal chinesa Aviation Industry Corporation of China (AVIC), divulgou imagens computacionais mostrando um conceito do que poderia ser o futuro caça de próxima geração do país. As imagens foram divulgadas pela empresa, em um vídeo promocional divulgado nas redes sociais chinesas.
O vídeo foi publicado na conta da AVIC no canal “WeChat”, que inicialmente apresentou o desenvolvimento de um radar aerotransportado, e perto do seu final apresentou os três caças voando em formação. Analistas chineses ouvidos pelo Global Times, disseram que esse material poderia representar o conceito do caça de sexta geração do país, que “reflete a determinação da China em ultrapassar os EUA no desenvolvimento de novos aviões de guerra.”
Com design de asas fusionadas com a fuselagem em formato de “diamante”, a aeronave-conceito lembra o caça furtivo J-20, mas sem canards e estabilizador vertical. Durante o Airshow China 2022, realizado no ano passado em Zhuhai, província de Guangdong, a AVIC exibiu um conceito de um caça de última geração com design que lembra muito a aeronave mostrada no material divulgado recentemente.
Outros países também estão realizando pesquisa e desenvolvimento de caças de próxima geração, com projetos “sem cauda”, semelhantes revelado pela AVIC, disse Fu Qianshao, especialista em aviação militar chinesa.
Esse design limpo e sem estabilizador vertical dará aos caças de sexta geração uma capacidade furtiva muito superior quando comparado aos atuais jatos de combate de quinta geração. No entanto, sem a cauda, a nova aeronave perderá manobrabilidade, forçando os engenheiros a buscar outras alternativas para compensar essa lacuna, como motores com capacidade de controle de vetorização de empuxo, lemes divididos ou outras abordagens inovadoras. Por outro lado, a fuselagem e asas combinadas, fornecerá ao futuro avião de guerra mais sustentação, maior alcance e menor consumo de combustível.
Com o nome de projeto Next Generation Air Dominance (NGAD), o caça de próxima geração dos Estados Unidos também pode usar um design sem cauda, de acordo com uma recente renderização divulgada pela fabricante Lockheed Martin.
“Com base nas informações disponíveis até o momento, a China iniciou a pesquisa e o desenvolvimento do seu caça de próxima geração, e está em uma posição que lhe dá confiança para ultrapassar os EUA, nessa tecnologia”, disse Fu.
@FFO