

China realiza voo inaugural de um novo jato de treinamento avançado para pilotos navais. O fabricante chinês Hongdu Aviation Industry Group (HAIG), realizou nesta semana o voo inaugural de um novo jato de treinamento avançado.

Com um design que lembra muito o futuro treinador americano Boeing T-7A Red Hawk, o novo jato chinês seria destinado a atender o programa de treinamento de pilotos navais da Marinha do Exército de Libertação Popular (PLA).

Elementos sugerem seu emprego naval embarcado, particularmente por ser um jato bimotor de assentos duplos em tandem, estar equipado com trens de pouso principais reforçados, trem dianteiro com rodas duplas, além de modificações estruturais que poderão acomodar um gancho de parada.

A aviação naval da Marinha Chinesa está em meio à um grande crescimento, especialmente na sua frota de porta-aviões, que está na iminência de comissionar o Fujian, seu terceiro navio que atualmente passa por testes no mar e ter iniciado a construção do quarto.

Sediada em Nanchang, província de Jiangxi, a HAIG também é fabricante do treinador L-15 Falcon em serviço na Força Aérea Chinesa e em alguns países aliados. Especialistas chamam a atenção de que não seria surpresa se, a partir dessa nova plataforma, a HAIG crie futuras variantes de combate leve ou patrulha para missões de interceptação aérea e ataque ao solo.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO