

China realiza teste para um míssil hipersônico não identificado. Uma filmagem gravada por populares chineses de um suposto teste de míssil hipersônico foi compartilhada na plataforma de mídia social chinesa Weibo.
As imagens da plataforma de mídia social chinesa Weibo mostram um míssil hipersônico que pode ter vários rumos em termos de previsão, porque a China é conhecida por estar trabalhando em vários tipos de mísseis hipersônicos.
Para entender melhor o que pode ser testado, é necessária uma análise detalhada das imagens. Observa-se que o míssil já está na fase de descida, o que é balístico em termos de perfil nos primeiros segundos. No entanto, uma segunda ignição é claramente visível, após a qual o míssil parece seguir uma trajetória visivelmente reta.

Embora muitas fontes tenham apontado um veículo planador hipersônico (HGV), esse pode não ser o caso, pois estes realizam um voo sem motor após o fim do impulso e começam a descer. Neste ponto, há duas possibilidades para o tipo de míssil testado, que seria um míssil balístico de dois estágios ou um míssil de cruzeiro hipersônico.
Um míssil de dois estágios provavelmente ativaria sua segunda ignição na descida para atingir velocidades hipersônicas na aproximação final, dificultando a interceptação e gerando energia extra para manobras. O míssil balístico antinavio YJ-20 para navios de guerra se enquadra nessa categoria.
Por outro lado, um míssil de cruzeiro hipersônico precisa atingir velocidades hipersônicas para ativar seu scramjet. A breve descida pode ser interpretada como o míssil principal atingindo a altitude ideal para cruzeiro neste contexto, além da velocidade de ativação. O míssil antinavio YJ-19 e o maior CJ-1000 (sucessor do míssil de cruzeiro supersônico de longo alcance CJ-100) se enquadram nessa categoria.
Todos os mísseis mencionados acima foram revelados oficialmente durante o desfile militar de 2025, juntamente com outros mísseis hipersônicos, como o YJ-21 e o YJ-17. No entanto, alguns deles, como o YJ-20, foram vistos meses antes da revelação, então não seria surpresa que um dos novos mísseis hipersônicos chegasse à fase de testes.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS