China promete mísseis ar-ar superiores aos ocidentais. As tensões sobre o Estreito de Taiwan mostraram que os caças da Força Aérea do Exército de Libertação do Povo Chinês (PLAAN – People’s Liberation Army Air Force) já estão armados com as últimas versões dos mísseis ar-ar de fabricação chinesa e em grande quantidade, o que tem chamado a atenção dos militares ocidentais.
Desde o início de agosto, o Comando do Teatro do Leste do Exército de Libertação do Povo Chinês realizou uma série de exercícios orientados para o combate em torno da ilha de Taiwan, após a visita da presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi a Taipei. Em várias oportunidades aeronaves de combate chineses foram vistas armadas com mísseis ar-ar. Segundo uma declaração do Pentágono, fontes de inteligência afirmam que todas as aeronaves de caça foram vistas com mísseis reais e da última geração chinesa.
Segundo Instituto de Pesquisa de Mísseis Ar-Ar da Aviation Industry Corporation of China (AVIC), responsável pelo desenvolvimento dos mísseis ar-r no país, a atual geração da China está liderando o mundo em termo de tecnologia e a próxima geração gozará de absoluta superioridade sobre seus homólogos estrangeiros.
A China desenvolveu mísseis ar-ar como o PL-15E e o PL-10E, comparáveis aos AIM-120 e AIM-9X dos Estados Unidos, bem como aos russos R-77 e R-73. Os principais parâmetros de desempenho dos mísseis PL-15 e PL-10 superam o de seus homólogos estrangeiros, disse Wang Zheng, vice-diretor do Instituto de Pesquisa de Mísseis Ar-Ar da China.
Os parâmetros aplicados para medir o desempenho dos mísseis incluem alcance, velocidade, precisão, capacidade de danos e facilidade de uso, explicou Fan Huitao da Academia Chinesa de Engenharia, e também designer-chefe do Instituto de Pesquisa de Mísseis Ar-Ar AVIC. Alguns dos melhores aviões de guerra do PLAAF (People’s Liberation Army Air Force), como o J-10C, caça furtivo J-20 e o caça multifunção J-16, estão equipados com os mísseis PL-15 e PL-10.
O comandante das Forças Aéreas do Pacífico dos EUA, General Kenneth Wilsbach, disse em um evento de discussão on-line em março que os caças furtivos F-35 dos EUA tiveram contato próximo com os aviões chineses. As forças dos EUA estão “impressionadas” não apenas com J-20, mas também com a aeronave alerta antecipado KJ-500, que pode guiar os mísseis ar-ar de longo alcance transportados pelos J-20 para atingir alvos mais distantes.
O PL-15E e o PL-10E são versões prontas para exportação do PL-15 e PL-10. O PL-10E é um míssil de combate de guiagem Infravermelha de curto alcance altamente ágil e agressivo. Já o PL-15E é um míssil guiado BVR de longo alcance com uma combinação de navegação inercial, satélite, link de dados e radar ativo capaz de atingir alvos a 145 quilômetros de distância, segundo os engenheiros da AVIC.
Os mísseis ar-ar de próxima geração da China receberão inovações para atender às necessidades da guerra computadorizada moderna e desfrutarão de superioridade sobre os adversários, completou a AVIC.
@CAS