“China poderá invadir Taiwan em 2027” diz CIA. O líder chinês Xi Jinping “quer ter a capacidade militar para assumir o controle de Taiwan pela força até 2027”, disse a correspondente de Segurança Nacional da CNN, Katie Bo Lillis, via Twitter, no último sábado (17). A jornalista citou como fonte o vice-diretor da CIA (Agência de Inteligência dos EUA), David Cohen, o qual acrescentou que a informação ainda não é um consenso, especialmente no que se refere a data.
O presidente Xi teria solicitado aos líderes do Exército Popular de Libertação (PLA) para que estejam prontos para atender seu pedido, assim que necessitar. Cohen salientou à correspondente da CNN que o líder chinês ainda prefere “ganhar o controle por meios não militares”, disse
Chinese President Xi Jinping has told his military that he wants to have the capability to take control of Taiwan by force by 2027, per CIA Deputy Director David Cohen—but, he said, the IC does not currently believe that Beijing has made a decision about whether to proceed.
— Katie Bo Lillis (@KatieBoLillis) September 16, 2022
Há pouco mais de um ano, o presidente do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos, General Mark Milley, atribuiu o ano de 2027 à um discurso do líder comunista chinês. “A avaliação é baseada em um discurso do presidente Xi, que desafiou o Exército a acelerar seus programas de modernização para construir capacidades para tomar Taiwan em 2027, em vez de 2035”, disse o General Milley para parlamentares.
“É uma capacidade, não uma intenção de atacar ou tomar. Minha avaliação é uma avaliação operacional. Eles pretendem atacar ou tomar no curto prazo definido como o próximo ano ou dois? Minha avaliação do que eu vi neste momento é que não ocorrerá assim, mas isso sempre pode mudar. A intenção é algo que pode mudar rapidamente”, acrescentou Milley.
“Não vejo isso acontecendo do nada. O custo para a China seria enorme e o presidente Xi, bem como seus militares, fariam as contas para bancar uma invasão de uma ilha tão grande, com tantas pessoas e as capacidades defensivas. Seria algo extraordinariamente complicado e custoso. Nos próximos 12 a 24 meses, não vejo nenhum sinal de alerta”, disse ele.
@FFO