“China poderá invadir Taiwan em 2027” diz CIA. O líder chinês Xi Jinping “quer ter a capacidade militar para assumir o controle de Taiwan pela força até 2027”, disse a correspondente de Segurança Nacional da CNN, Katie Bo Lillis, via Twitter, no último sábado (17). A jornalista citou como fonte o vice-diretor da CIA (Agência de Inteligência dos EUA), David Cohen, o qual acrescentou que a informação ainda não é um consenso, especialmente no que se refere a data.
O presidente Xi teria solicitado aos líderes do Exército Popular de Libertação (PLA) para que estejam prontos para atender seu pedido, assim que necessitar. Cohen salientou à correspondente da CNN que o líder chinês ainda prefere “ganhar o controle por meios não militares”, disse
Há pouco mais de um ano, o presidente do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos, General Mark Milley, atribuiu o ano de 2027 à um discurso do líder comunista chinês. “A avaliação é baseada em um discurso do presidente Xi, que desafiou o Exército a acelerar seus programas de modernização para construir capacidades para tomar Taiwan em 2027, em vez de 2035”, disse o General Milley para parlamentares.
“É uma capacidade, não uma intenção de atacar ou tomar. Minha avaliação é uma avaliação operacional. Eles pretendem atacar ou tomar no curto prazo definido como o próximo ano ou dois? Minha avaliação do que eu vi neste momento é que não ocorrerá assim, mas isso sempre pode mudar. A intenção é algo que pode mudar rapidamente”, acrescentou Milley.
“Não vejo isso acontecendo do nada. O custo para a China seria enorme e o presidente Xi, bem como seus militares, fariam as contas para bancar uma invasão de uma ilha tão grande, com tantas pessoas e as capacidades defensivas. Seria algo extraordinariamente complicado e custoso. Nos próximos 12 a 24 meses, não vejo nenhum sinal de alerta”, disse ele.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO