• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

China mostra J20 com motores nacionais no China Airshow

30 de setembro de 2021
China mostra J20 com motores nacionais no China Airshow

China mostra J20 com motores nacionais no China Airshow. A China finalmente exibiu seu jato de combate mais avançado com motores de fabricação nacional, um passo importante à medida que Pequim está aumentando as capacidades de seus jatos stealth J-20 em uma clara tentativa de rivalizar com o F-22 dos Estados Unidos. O J-20 em exibição no dia 28 de setembro, no China Airshow (Zhuhai Air Show), realizado na cidade de Zhuhai, no sul do país, estava equipado com o motores WS-10.

O WS-10C (33.000 lb) foi desenvolvido para substituir os motores russos Saturn AL-31FM2 (28.000 lb) que equipam as primeiras versões do J-20 da People’s Liberation Army Air Force (PLAAF). A troca, além de dar independência aos chineses, também deu mais potência ao caça, ampliando em 5 mil libras o empuxo.

J20 com motores WS-10C em voo no China Air Show.


Em junho, o tabloide estadual Global Times disse que uma unidade dos J-20 equipados com motores de desenvolvimento localmente havia sido acionada na região nordeste do país. A China Central Television também mostrou imagens dos aviões voando em um ato de comemoração do centenário do Partido Comunista.

No entanto, terça-feira passada foi a primeira vez que a aeronaves de fabricação nacional com motores A10C foram mostradas ao público chinês e a espectadores estrangeiros. A China voou pela primeira vez com o bimotor J-20 em 2011, mas ele só foi revelado ao público durante o show aéreo de Zhuhai em novembro de 2016. Ele foi declarado pronto para o combate em 2018.

Apresentação do J20 no China Air Show (Foto: AP Photo).
Apresentação do J20 no China Air Show (Foto: AP Photo).

Há muito considerado a resposta chinesa ao F-22 e ao F-35, analistas dizem que o J-20 deve servir a duas funções principais: combate ar-ar e ataque ao solo. Um relatório de 2017 do China Power Project divulgado no Center for Strategic and International Studies, disse que os motores WS-10C dão ao J-20 baixa capacidade de super-cruzeiro, o que significa que eles poderiam voar em velocidades supersônicas por períodos prolongados. Em seu relatório de junho, o Global Times disse que o uso de motores domésticos mostrou que “o J-20 está cada vez mais maduro tecnicamente”.

“Espera-se que mais unidades de caça, baseadas em diferentes partes do país, recebam mais J-20s, aumentando significativamente a capacidade de combate da PLAAF. Mesmo assim, as autoridades americanas há muito dizem que o J-20 não é páreo para os caças stealth americanos. Em 2016, o então Chefe do Estado-Maior da Força Aérea dos Estados Unidos, General David Goldfein, disse que a tecnologia do J-20 era mais parecida com a do F-117A, os primeiros jatos stealth introduzidos pelos Estados Unidos em 1983.

Apresentação do J20 no China Air Show (Foto: AP Photo).
Apresentação do J20 no China Air Show (Foto: AP Photo).

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login