China exibe PL15E de exportação no Zhuhai Air Show. A China revelou no Zhuhai Airshow, que acontece de 28 de setembro a 3 de outubro em Zhuhai, província de Guangdong, que está incluindo no leque de armas de seus caças stealth novos mísseis. Um modelo em escala real do segundo caça stealth chinês, o Shenyang FC-31 Gyrfalcon foi exposto junto com o míssil BVRAAM PL-15E, que também é compatível com o primeiro caça stealth da China, o J-20.
A versão PL-15E (E = Export) é a versão de exportação, que assim passa a estar disponível pela primeira vez para clientes estrangeiros. Ele é um míssil ar-ar com alcance máximo de 145 km guiado com uma combinação de inércia, navegação por satélite, link de dados e radar ativo. Além do PL-15E, a estatal Aviation Industry Corporation of China (AVIC), também exibiu modelos do míssil ar-ar de curto alcance PL-10E (este em versão de exportação) e da bomba planadora de precisão LS-6/250.
O PL-15E, PL-10E e LS-6/250 podem cobrir as arenas de combates ar-ar de longo e curto alcance, bem como a de ataques ar-superfície, tornando o FC-31 capaz de lutar em todos os escopos operacionais. O míssil PL-15E, segundo a AVIC, possui o maior alcance de sua categoria, superior aos mísseis de outros países. Já o PL-10E é um míssil ar-ar de curto alcance avançado, altamente ágil e agressivo, cuja exportação foi anunciada durante o Airshow China 2018. Por fim a bomba planadora de precisão LS-6/250 (294 kg), tem alcance máximo de mais de 100 km.
As versões domésticas dos mísseis PL-15 e PL-10 já são usadas por caças J-20 e J-16 da PLAAF, mas mesmas que armarão os FC-31 e J-20.
@CAS