Na feira Nanchang Airshow 2020, a China exibiu publicamente o Wing Loong-10, o seu novo veículo aéreo de combate não-tripulado (UCAV – Unmanned Combat Aerial Vehicle).
Desenvolvido pela Chengdu Aircraft Industry Group, o UACV Wing Loong 10 é um drone do tipo MALE – Medium-Altitude Long-Endurance, para operações em altitudes médias de longa duração. Para isto, está equipado com um motor jato ZF850 que garante um alcance de 2.500 milhas e uma autonomia de aproximadamente 20 horas voo. Suas missões principais são vigilância aérea, reconhecimento e ataque ao solo, podendo combinar as configurações simultaneamente.
O Wing Loong-10 pode ser equipado com uma variedade de sensores, equipamentos FLIR (Forward Looking Infra-Red) e radar de abertura sintética, além de uma série de armamentos ar-solo, como o mísseis BA-7, a bombas guiadas à laser YZ-212, bombas antipessoal YZ-102A e bombas guiadas LS-6 de 50 kg.
Em 02 de agosto passado, o Wing Loong-10 foi posto a prova, em voos de reconhecimento do Tufão Sinlaku, que atingiu a província de Hainan, no sul da China. Durante os voos, o Wing Loong-10 lançou 30 sondas a partir de uma altitude de 10,000 metros, e conduziu um escaneamento multidimensional do tufão, juntamente com levantamentos de índices de chuva, dados de temperatura, umidade e pressão atmosférica.
@FFO