China estaria desenvolvendo dirigíveis militares. A BlackSky, uma empresa privada especializada em imagens de satélite e inteligência geoespacial, divulgou fotos do Korla East Test Site, uma base remota no deserto do noroeste da China. As fotos, tiradas em novembro de 2022, mas divulgadas recentemente, mostram o que poderia ser um dirigível militar em frente ao hangar gigante da instalação. Segundo a empresa, apenas duas imagens, entre mais de 1.000 imagens coletadas ao longo de um ano, mostram esse dirigível no solo.
A CNN foi a primeira a falar sobre as imagens, e consultou especialistas aeroespaciais que confirmaram que a imagem realmente mostra um dirigível, estimado em cerca de 100 pés (30 metros) de comprimento, possivelmente equipado com recursos dedicados de propulsão e navegação, o que permitiria que ele sobrevoasse uma área por um período prolongado. A CNN também contatou oficiais de defesa que, embora não tenham comentado sobre o assunto, disseram que deveríamos esperar que eles estivessem rastreando o objeto, já que ele é visível nas imagens comerciais.
As fotos foram tiradas cerca de três meses antes do incidente do balão espião chinês sobre os Estados Unidos, porém não é possível dizer se estão relacionadas. De qualquer forma , o balão abatido pelos F-22 tinha dimensões semelhantes, estimadas em cerca de 130 pés (39 mestros) de largura, porém o dirigível nas fotos de satélite tem uma forma alongada, mais parecida com um dirigível.
Especialistas ouvidos pela CNN mencionam que, com essas fotos documentando o uso de dirigíveis também pelos militares, o Exército Popular de Libertação do Povo Chinês (PLA) agora está usando todos os três tipos de aeronaves: dirigíveis, aeróstatos e balões flutuantes. Embora inicialmente muitos deles tenham sido desenvolvidos por instituições de pesquisa e universidades, parece que agora passaram para o controle militar.
É possível que o PLA tenha até ativado uma unidade dedicada a esses veículos, já que várias patentes envolvendo tecnologias de dirigíveis foram recentemente transferidas para uma nova unidade, batizada de Unidade 63660. Entre essas patentes está um berço usado para mover dirigíveis, possivelmente avistado em outro conjunto de fotos de satélite de agosto, e um dirigível semelhante ao das fotos divulgadas ontem.
Obviamente, as fotos de satélite permitem agora descobrir que tipo de carga este dirigível pode transportar. Como você deve se lembrar, o balão abatido nos EUA tinha uma grande carga útil com antenas parabólicas e quatro motores elétricos que davam ao balão a capacidade de manobra.
@FFO