China estabelece escritório para promover o caça furtivo FC-31 no mercado internacional. A fabricante chinesa Shenyang Aircraft Company (SAC), estabeleceu um escritório para promover o seu caça furtivo FC-31 no mercado internacional, em um esforço para encontrar clientes estrangeiros. Concorrente direto do norte-americano F-35 e do russo Su-75, o fabricante chinês oferece vantagens como tecnologia avançada, baixo preço e ausência de restrições políticas, conforme o Global Times.
Em um relatório disponibilizado no início desta semana, Zhan Qiang, Vice-Gerente da Shenyang, parte do conglomerado estatal chinês Aviation Industry Corporation (AIC), informou que a empresa fez importantes progressos na exploração do mercado internacional de armas, citando especificamente o FC-31 como um produto chave a ser oferecido.
Conforme especialistas ouvidos pelo Global Times, Zhan organizou e vem transformando o pensamento tradicional do marketing da estatal, dirigindo recursos para o planejamento estratégico, com as ações de exploração de feiras aeronáuticas internacionais, por exemplo. Assim, o mercado de armamentos e aviação militar de ponta da China foi explorado ativamente, principalmente para apresentar as qualidades do Shenyang FC-31.
O executivo chinês reuniu recursos da empresa e de outras entidades, como a China National Aero-Technology Import and Export Corporation, para estabelecer um escritório de promoção do FC-31 para clientes internacionais. Além disso, um plano maior projeta o caça furtivo atenderá dois mercados, disse a empresa, provavelmente se referindo aos clientes doméstico e internacional.
O mercado internacional de caças furtivos está longe de estar saturado e o FC-31 será muito competitivo, disse Wei Dongxu, especialista militar de Pequim, ao Global Times. O caça furtivo F-35 dos EUA tem como alvo principalmente os aliados e parceiros do país e, embora muitos países queiram adquiri-lo, eles não têm orçamento suficiente ou enfrentam uma ampla gama de restrições de exportação estabelecidas pelo governo norte-americano, disse Wei, observando que a Rússia revelou o seu novo caça furtivo Su-75, mas ainda não fez seu voo inaugural.
“O FC-31 da China é tecnicamente maduro, é totalmente produzido localmente e desfruta de vantagens, incluindo alta tecnologia, preços aceitáveis, falta de restrições políticas e serviço completo, pois a China também pode fornecer um conjunto completo de equipamentos e armamentos. Além disso, a China poderia até implantar linhas de produção e montagem no país do cliente”, disse Wei.
Depois do J-20, o SAC FC-31 é o segundo caça furtivo desenvolvido pela China. Ele foi recentemente exibido no China Airshow, realizo em em Zhuhai, Província de Guangdong, em setembro de 2021, juntamente com o poderoso míssil BVR PL-15E. Relatórios sugerem que o FC-31 se tornará o caça de última geração baseado em porta-aviões da China.
De acordo com a Shenyang, o seu caça multifuncional bimotor F-31, monoplace, tem excelentes capacidades furtivas, forte capacidade embarcada para oferecer consciência situacional, alta manobrabilidade, logística integrada avançada e boa relação custo-benefício.
Fonte: Global Times
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO