China está construindo túnel de vento hipersônico para velocidades até Mach 30. O novo túnel de vento hipersônico da China, chamado JF-22, deverá estar operacional no próximo ano. A informação foi divulgada em 22 de agosto, pela emissora estatal China Central Television (CCTV).
O novo túnel de vento está em construção nas instalações do Instituto de Mecânica da Academia Chinesa de Ciências (IMCAS), na cidade de Huairou, ao norte de Pequim. O equipamento foi projetado para simular condições de veículos em velocidades de até Mach 30, voando em altitudes entre 40 e 100 quilômetros.
Os recursos do JF-22 ampliarão as capacidades de teste disponíveis para o Laboratório Estadual de Aerodinâmica, que desde 2012 opera o túnel de vento hipersônico JF-12, capaz de simular condições em velocidades de até Mach 9.
A CCTV disse que a instalação será usada para apoiar o desenvolvimento de aeronaves hipersônicas capazes de voar a velocidades entre Mach 5 e Mach 10, além de veículos aeroespaciais que poderiam ser usados para transportar satélites.
Conforme Jiang Zonglin, pesquisador do IMCAS e líder do projeto, as aeronaves hipersônicas serão capazes de chegar a qualquer local do mundo em uma ou duas horas, e os veículos aeroespaciais reduzirão o custo de lançamento de satélites e de espaçonaves em 90 por cento.
Em uma reportagem publicada pelo site Global Times, o especialista em aviação chinês Fu Qianshao, disse que as aeronaves hipersônicas provavelmente serão desenvolvidas antes dos veículos aeroespaciais, pois os desafios tecnológicos não são tão grandes. Ele também observou que as primeiras aeronaves hipersônicas provavelmente seriam usadas pelos militares para missões de reconhecimento e ataque.
Os túneis de vento hipersônicos JF-22 e JF-12, formarão uma plataforma de experimentos aerodinâmicos sem concorrentes, podendo cobrir todas as velocidades hipersônicas.
Fonte: Janes Defense