China emite certificado de tipo para o jato comercial COMAC C919. Em cerimônia realizada no dia 29 de setembro em Pequim, a fabricante aeronáutica chinesa COMAC recebeu oficialmente o certificado de tipo do C919, seu mais novo jato comercial. Com este documento emitido, a fabricante poderá iniciar as entregas da primeira aeronave para o cliente de lançamento, a China Eastern Airlines.
O próximo passo para o C919 é obter o certificado de produção para aumentar a quantidade de aeronaves produzidas, bem como a receber a certificação de outras autoridades aeronáuticas internacionais como a FAA dos Estados Unidos e a europeia EASA. Sem essas aprovações internacionais, o C919 só pode voar dentro da China ou para países aliados que forneçam a autorização para os chineses.
Iniciado em 2008, o projeto do C919, um jato comercial para 168 passageiros, é a aposta da China para competir no mercado doméstico e internacional no nicho dos gigantes Airbus A320neo e o Boeing B737MAX.
Produzido nas instalações da COMAC, em Xangai-Pudong, o voo inaugural do C919 ocorreu em 05 de maio de 2017. O jato pode ser equipado com duas opções de motores, o CFM Leap ou ACAE CJ-1000, e sua tecnologia embarcada é composta por uma grande quantidade de aviônicos ocidentais. Esse é um dos motivos para o projeto da COMAC andar lentamente, uma vez que os EUA aumentaram as sanções para várias dessas tecnologias nos últimos anos.
De acordo com o divulgado pela fabricante, a carteira de pedidos do C919 já acumula 815 unidades para 28 clientes. Até agora, no entanto, apenas a China Eastern Airlines confirmou oficialmente seu pedido, e outras companhias aéreas e empresas de leasing que assinaram termos de compromisso com a COMAC foram a Air China, China Southern Airlines, GECAS, Hainan Airlines, Sichuan Airlines, BOCOMM Leasing e Heibei Airlines.
Apesar da obtenção do certificado-tipo, a China Eastern Airlines disse que não espera receber seu primeiro C919 ainda neste ano, sendo mais provável que quatro C919 sejam entregues em 2023.
@FFO