

China e Emirados Árabes Unidos concluíram exercício conjunto “Escudo Falcão 2025”. A China e os Emirados Árabes Unidos recentemente concluíram o Exercício Aéreo Conjunto “Escudo Falcão 2025” (Falcon Shield 2025), realizado de 09 a 22 de dezembro no país do Oriente Médio.

Em sua terceira edição, o Falcon Shield tem como objetivo principal aprofundar a cooperação militar entre as Forças Aéreas de ambos países, aprimorando as suas capacidades práticas operacionais e contribuindo para a estabilidade e segurança regional por meio do engajamento contínuo em defesa.

Esta edição marcou a primeira vez que a Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China (PLAAF) enviou para os Emirados Árabes Unidos diversos tipos de aeronaves, incluindo caças J-10, aeronave de alerta aéreo antecipado KJ-500 e aviões de transporte e reabastecimento em voo Y-20A.

Entre as aeronaves utilizadas pela Força Aérea dos Emirados Árabes Unidos (UEAF), estavam os supersônicos franceses Dassault Mirage 2000, um tipo de aeronave especialmente importante para os chineses. Suas características permitem que os militares da PLAAF aprofundem seus conhecimentos neste tipo de caça, similar aos utilizados pela Força Aérea de Taiwan, considerada inimiga regional pelos chineses.

De acordo com as informações, durante o “Escudo Falcão 2025” as aeronaves de ambas Forças Aéreas realizaram uma série de missões conjuntas coando em esquadrilhas mistas. Também foram empregadas aeronaves não tripuladas e realizadas simulações de Comando e Controle, operações de superioridade aérea, missões noturnas, busca e salvamento de combate (C-SAR), entre outras.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO