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China diz que consegue abater alvo stealth com a transferência do link de dados do míssil PL-15

19 de agosto de 2025
China diz que consegue abater alvo stealth com a transferência do link de dados do míssil PL-15. J-10C + míssil BVRAAM PL-15. Foto: PLAAF.
China diz que consegue abater alvo stealth com a transferência do link de dados do míssil PL-15. J-10C + míssil BVRAAM PL-15. Foto: PLAAF.

China diz que consegue abater alvo stealth com a transferência do link de dados do míssil PL-15. A People’s Liberation Army Air Force (PLAAF) demonstrou que pode engajar alvos furtivos de última geração, através da transferência de link de dados de mísseis ar-ar entre vários caças Chengdu J-10C.

Em um documentário que celebra o 98º aniversário do PLA, um J-10C foi visto disparando um míssil além do alcance visual, presumivelmente um PL-15, sob as instruções da aeronave de alerta aéreo antecipado KJ-500.

Logo após o lançamento, o piloto relatou uma interrupção no radar do míssil, que teria sido ter sido causada por uma interferência vinda de uma aeronave furtiva. O piloto então instruiu seu ala a buscar o alvo. Momentos depois, o ala relatou que o míssil havia “aberto os olhos”, sugerindo o desbloqueio e a ativação do buscador, e, o consequente engajamento do alvo.

Imagens de instrumentação de manobras de combate aéreo (ACMI) apresentadas no documentário mostraram quatro aeronaves “Blue Air” (J-10C) engajando dois alvos “Red Air” (J-20). Um J-10C foi mostrado iluminando um dos alvos “Red Air” antes de um “kill” bem-sucedido ser anunciado pelo rádio. Não está claro como o treinamento é executado com um míssil real, se é que foi lançado, ou se foi somente parte de uma peça publicitária da PLAAF.

Caça chinês Stealth, Chengdu J-20. Foto: PLAAF.
Caça chinês Stealth, Chengdu J-20. Foto: PLAAF.

“Este foi o nosso primeiro abate bem-sucedido contra um jato stealth de 5ª geração”, disse Xiao Nan, que pilotava o J-10C. “Sem um sistema de combate completo, praticamente não temos chance de abater um caça stealth. Com o suporte desse sistema, isso prova que o J-10C continua no jogo”.

O J-10C é a variante mais avançada da série J-10, equipado com um radar AESA. O banco de dados Fleet Discovery da Aviation Week estima que 206 J-10Cs estejam atualmente em serviço na PLAAF. As capacidades de engajamento guiado por link de dados do BVRAAM PL-15 já chamaram a atenção, principalmente, durante relatos de que J-10CEs paquistaneses podem ter utilizado o míssil para atingir aeronaves da Força Aérea Indiana a curta distância.

Mas os detalhes operacionais desse engajamento com transferência do link de dados permanecem obscuros. O que os chineses afirmam ter agora é uma capacidade de transferir o controle do míssil, via enlace de dados, de um míssil PL entre aeronaves J-10C, fazendo com que o “alvo” não consiga escapar, usando sistemas de EW. Se ele conseguir jammear o PL-15, o controle poderá ser passado para outros J-10C e assim “rodando” até o Kill. Claro que, para a tática ser eficaz, é preciso que o ataque seja feito por mais de um J-10C.

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