

China divulga vídeo com drone GJ-11 Xuanlong liderando esquadrilha de caças. A Força Aérea Chinesa (PLAAF) divulgou um vídeo promocional com imagens inéditas de diversas aeronaves em operação, com destaque para o GJ-11 “Xuanlong”, seu avançado drone furtivo de combate.
O material foi recentemente divulgado pela mídia estatal chinesa, e chamou a atenção de especialistas pelas que mostram o GJ-11 liderando uma esquadrilha ao lado de um caça furtivo J-20S e um caça multifuncional J-16D. Segundo o vídeo, o GJ-11 também recebeu a designação oficial “Xuanlong”, que em tradução livre significa “Dragão Fantástico”.
O GJ-11 está em desenvolvimento há mais de uma década e um protótipo com um design básico teria realizado o primeiro voo em 2013. O recente vídeo mostra que o Xuanlong em um ambiente de treinamento de rotina, indicando que ele já estaria em serviço operacional.

Com perfil de asa voadora e baixa assinatura radar, o GJ-11 foi projetado para operar em conjunto com o J-20, o principal caça furtivo da China. Essa combinação reflete o interesse da China na integração de drones com aeronaves tripuladas e a expansão da capacidade de ataque profundo e de sobrevivência. Nesse conceito, o drone realiza funções de vigilância, ataque e guerra eletrônica, reduzindo o risco os pilotos do caça.

No vídeo, a PLAAF enfatiza que o GJ-11 faz parte dos treinamentos de rotina de pelo menos um esquadrão. Porém, não foram divulgados detalhes sobre armamentos, sensores, capacidades e desempenho do drone.
Em um contexto mais amplo, a divulgação dessas imagens ocorre em um momento em que os Estados Unidos e outros países estão desenvolvendo drones de combate para operar ao lado de caças furtivos tripulados. No conceito americano, eles seriam “aeronaves de combate colaborativas” (CCA) associadas aos seus F-22 e F-35, em missões avançadas levando sensores ou armamentos para proteção dos tripulantes dos caças.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO