China descobre “fraquezas” no XQ-58A Valkyrie. Engenheiros chineses supostamente encontraram uma falha no novo drone de combate da americana Kratos, o XQ-58A Valkyrie, garantindo que o sistema experimental pode não ser eficaz em combate. O XQ-58 é um dos concorrentes do programa Fighters and Advanced Aircraft, que visa escolher o Skyborg Vanguarg, como é designado o futuro Loyal Wingman da USAF que deverá entrar em serviço a partir de 2023.
Citando a publicação chinesa Aircraft Design, o jornal South China Morning Post relatou que a análise dos engenheiros do projeto XQ-58A Valkyrie e suas funções subjacentes, mostra que ele sacrifica a capacidade de manobra para obter poder de fogo e eficiência de combustível. Os engenheiros basearam a análise em fotos publicamente disponíveis do drone, combinada com analise de tecnologia de engenharia reversa.
Uma das principais falhas apontadas foi que o drone de combate só pode resistir a voos de 1,7 Gs. Normalmente, um caça deve suportar uma força de G de pelo menos sete vezes ou mais. Embora tenham citado um ponto fraco do Valkyrie, os analistas admitiram que vários aspectos podem dar uma vantagem a USAF.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS