

China comissiona oficialmente o Fujian seu terceiro porta-aviões. A China realizou ontem (06), a cerimônia de comissionamento do Fujian, seu terceiro porta-aviões e o primeiro equipado com o avançado sistema de lançamento por catapulta eletromagnética (EMALS).
Realizado na Base Naval de Sanya, Hainan, o evento contou com mais de dois mil convidados e a presença do presidente chinês, Xi Jinping, o qual realizou a entrega oficial das bandeiras nacional e militar aos comandantes do Fujian. Posteriormente as autoridades conheceram o novo porta-aviões da Marinha do Exército Popular da China (PLAAN).

De acordo com a agência estatal de notícias Xinhua, a bordo do navio, Xi Jinping recebeu informações sobre o desenvolvimento do porta-aviões, as suas capacidades de combate e conheceu de perto o avançado sistema de catapulta eletromagnética. Segundo as informações, foi uma decisão de Xi que o Fujian adotasse o sistema EMALS.

No convés de voo (convoo) do Fujian estavam estacionadas algumas das aeronaves mais modernas da PLAAN, incluindo os caças navais J-35 e J-15T e a aeronave de alerta aéreo antecipado KJ-600. O presidente recebeu informações das aeronaves e conversou com pilotos e operadores de sistemas do navio. O presidente observou uma demonstração da sequência de lançamentos e dos procedimentos de controle de lançamento.

Posteriormente, Xi percorreu a ilha do navio onde conheceu a torre de controle, as posições de comando das operações de voo e de vigilância. Após assinar o diário de bordo do navio, o presidente visitou a estação de controle da catapulta eletromagnética, onde acionou o botão de controle de lançamento para um ciclo de teste do sistema de indução linear da catapulta.

A comitiva liderada por Xi também conheceu outros ambientes do Fujian, incluindo refeitórios e alojamentos, onde conversou com os marinheiros os incentivou a “se dedicar ao treinamento e à preparação para o combate”, segundo o comunicado.

Lançado em junho de 2022, o Fujian (18) é o terceiro porta-aviões da Marinha Chinesa, ao lado do Liaoning (16) e do Shandong (17), ambos equipados com sistemas de lançamento de aeronaves do tipo rampa (ski jump). Como dito anteriormente, o Fujian (18) é o primeiro equipado com catapultas eletromagnéticas, o que representa um grande passo no desenvolvimento da aviação naval chinesa, principalmente por suportar operações de aeronaves maiores e mais pesadas.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO