No início deste mês, o Governo Chinês anunciou um aumento no seu orçamento de defesa para este ano, e um dos objetivos é acelerar a modernização de armamentos e de equipamentos. Uma dessas substituições seria a aposentadoria dos caças Chengdu J-7, por aeronaves de combate mais modernas.
De acordo com relatos da mídia local, a Força Aérea do Exército de Libertação do Povo Chinês (PLAAF) começou um gradual processo de desativação da sua frota de caças J-7 de terceira geração, que serão substituídos por modelos mais avançados de próxima geração.
Conforme a China Central Television (CCTV), o Comando Ocidental da PLAAF recentemente organizou uma série de exercícios de combate envolvendo uma brigada de jatos J-7, cujo objetivo principal foi preparar os tripulantes da unidade, que seria uma das escolhidas para receber as novas aeronaves. Nos exercícios, foram usados os JJ-7, uma versão de treinamento do J-7, no papel do inimigo em missões de interceptação e defesa aérea, disse a CCTV.
O supersônico Chengdu J-7 compõem a espinha dorsal da frota de caças de defesa aérea chinesa, sendo a aeronave de combate de terceira geração mais experiente atualmente em operação. Os J-7 alcançam um teto superior a 65 mil pés (20 quilômetros) e uma velocidade máxima próxima a Mach 2. Eles podem realizar missões conjuntas com caças de quarta geração e aeronaves de alerta antecipado, além de ser o jato de treinamento avançado de pilotos de aeronaves de combate mais modernas.
O Chengdu J-7 é um caça de terceira geração derivado do soviético MiG-21, com mais de 2.400 exemplares produzidos sob licença na China. Ele tem um papel significativamente importante para o desenvolvimento da defesa do espaço aéreo chinês, disse Wei Dongxu, um especialista militar baseado em Pequim. A China fez muitas modificações e atualizações nos J-7, desenvolvendo versões especializadas, além de ter exportado muitas unidades, disse Wei ao Global Times.
A PLAAF está incorporando jatos de combate de quarta geração em grande número, como os J-10, J-11 e J-16, bem como o jato de quinta geração J-20, que também está entrando em serviço. Os caças de quarta geração, como o J-10, têm melhor desempenho tanto em combate aéreo quanto em ataques terrestres, além de uma aprimorada capacidade de radar e manobrabilidade superiores. Portanto, foi apenas uma questão de tempo para que os desatualizados J-7 de terceira geração começassem a sair de cena.
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