China coloca em operação o WZ-7 Soar Dragon, o maior drone de vigilância do mundo. De acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Defesa da China em 11 de novembro, o novo drone de vigilância WZ-7 Soar Dragon, foi implantado pela primeira vez em uma operação de treinamento conjunto das forças armadas chinesas.
O exercício envolveu vários tipos de aeronaves, sendo que o WZ-7, um drone do tipo HALE (High Altitude Long Endurance), rastreou diversos alvos de interesse, repassando as informações diretamente para o posto de comando. Com essas informações, foram direcionados grupos de caça para realizar operações de penetração e assalto.
Como o WZ-7 foi profundamente integrado ao sistema de treinamento de combate realista das forças armadas chinesas, demonstrando que a Força Aérea do Exército Popular (PLAAF) fez progressos significativos no uso desses meios de combate não-tripulados.
Desenvolvido pela Chengdu Aviation Industry, o WZ-7 fez a sua primeira aparição pública durante o Zhuhai Airshow de 2021. O seu design é único, por conta duas asas em tandem, sendo uma posicionada no centro da fuselagem e outra mais para a seção traseira. Esse formato deixa a asa menos flexível em comparação às configurações tradicionais, com as vantagens de uma maior razão de sustentação/arrasto e controles de voo menos complexos.
A China deve utilizar o WZ-7 em missões de reconhecimento mas, segundo fontes militares chinesas, o UAV poderia ser equipado com sensores para designar alvos navais. Desta forma, o drone poderia fornecer esses dados para unidades de lançamento de mísseis balísticos como o DF-21D. Além disso, o Soar Dragon é equipado com avançados sistemas de comunicação que podem transferir dados on-line, além de equipamentos de interferência eletrônica, que podem bloquear sistemas de aeronaves inimigas.
Com um comprimento de 14,33 metros, uma envergadura de 24,86 m, e uma altura de 5,41 m, e uma capacidade de carga útil de 650 kg, o Chengdu WZ-7 Soar Dragon é considerado um dos maiores modelos de reconhecimento do mundo. Impulsionado por um motor turbo-jato Guizhou WP-13 montado na seção traseira, com a entrada de ar posicionada na parte superior da fuselagem, o drone pode atingir uma velocidade de cruzeiro de 750 km/h, com um alcance máximo de 7.000 km ou uma autonomia de 10 horas de voo.
Fonte: Galaxia Militar
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO