China apresenta publicamente seu novo caça J-35A de quinta geração. A Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China (PLAAF) apresentará publicamente pela primeira vez o J-35A, seu mais novo caça de euita geração, desenvolvido pela estatal Aviation Industry Corporation of China (AVIC). Ele será uma das principais atrações da Airshow China 2024, que ocorrerá entre os dias 12 e 17 de novembro no Aeroporto Internacional de Zhuhai, província de Guangdong, no sul do país.
O apresentação pública do J-35A é um sinal de que o mais novo caça de quinta geração esteja em operação na PLAAF. “Sua entrada em serviço é uma demonstração de que o projeto atende todos os padrões técnicos e táticos da Força Aérea”, disse o especialista em aviação militar chinesa, Fu Qianshao, em uma entrevista ao Global Times.
Com o comissionamento do J-35A, a China se torna o segundo país do mundo a operar dois tipos de caças furtivos, ao lado dos EUA, observou o especialista. “O J-35A, junto com o J-20, posiciona a China como o segundo país a operar dois tipos de jatos de caça de quinta geração, como o F-22 e o F-35 da USAF”, disse Fu.
Os dois jatos furtivos chineses foram projetados para missões distintas. O pesado J-20 foi desenvolvido para missões de superioridade aérea, tal qual o F-22 dos EUA. “O novo jato multifuncional de médio porte J-35A, tem grande similaridade de design e função com o americano F-35 Lightning II, com ambos projetados também para atuar em missões de ataque ao solo”, afirmou Fu, complementando que “o pesado J-20 e o médio J-35A poderão desempenhar papéis complementares em missões conjuntas.”
A similaridade de design entre o chinês AVIC J-35A e o americano Lockheed Martin F-35 não é mera coincidência. Há anos, os Estados Unidos acusam a indústria estatal da China de roubar e fazer espionagem industrial nos seus projetos de aviões com tecnologia furtiva.
De qualquer forma, os especialistas chineses consideram o J-35A o estado da arte em tecnologia quinta geração, incorporando todos os mais recentes insights dos engenheiros projetistas do país. “Na minha opinião, o J-35 é o caça mais furtivo do mundo e é totalmente capaz de rivalizar e suprimir seus oponentes”, disse disse Fu.
Em comunicado, a fabricante AVIC disse que o objetivo da aeronave furtiva é obter superioridade aérea em espaço aéreo contestado, eliminando aeronaves inimigas de quarta e quinta gerações, as defesas aéreas em superfície, bem como interceptar alvos aéreos hostis, incluindo caças, bombardeiros e mísseis de cruzeiro.
O especialista chefe do AVIC Shenyang Aircraft Design Institute, Wang Yongqing, disse que o J-35A “é um jato de combate multifuncional e multidomínio, o que significa que pode combater alvos aéreos, terrestres e marítimos. Ele tem vantagens significativas em termos capacidade antecipada de detecção e ataque e garantia. Wang ainda salientou que “em combate contra caças de gerações anteriores, o J-35A pode permanecer fora do alcance efetivo de detecção do inimigo, mantendo furtividade unidirecional no campo de batalha, com vantagens esmagadoras sobre o adversário”.
Em combates com aeronaves da mesma geração, Wang disse que “a moderna capacidade furtiva do J-35A pode alavancar sua letalidade e capacidade de sobrevivência. Atuando com avançadas táticas de formações coordenadas, eles obtém consciência situacional precisa com o objetivo de estabelecer uma cadeia de neutralização rápida contra o inimigo.”
No ano que celebra 75 anos, a PLAAF levará para o China Airshow pelo menos 36 modelos de aeronaves diferentes, além de inúmeros armamentos e equipamentos. Além disso, os visitantes poderão ver mais de 20 tipos de aeronaves em voos de demonstração, incluindo as equipes acrobáticas Bayi e Red Falcon. A previsão é que o J-35A permaneça em exibição estática, o que será uma boa oportunidade para os chineses conhecer de perto uma das suas mais avançadas aeronaves militares.
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